“A experiência de dirigir uma entidade do porte da CIC, uma das mais representativas do País, é tarefa que muito nos honra. Os desafios não são poucos, mas nossa disposição para o trabalho está mantida”. A afirmação é do empresário Ivanir Gasparin, que foi diplomado nesta segunda-feira (11), durante reunião-jantar, no cargo de presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) para a gestão 2018-2019, em substituição aNelson Sbabo, que presidiu a entidade em 2016 e 2017. Com Gasparin também foram diplomados os vice-presidentes de Indústria, Mauro Bellini, de Comércio, Jaime Andreazza, e de Serviços, Maristela Chiappin.
A próxima gestão tem início no dia 1º de janeiro de 2018, e a diplomação foi oficializada pelos presidentes dos Conselhos Deliberativo, José Quadros dos Santos, e Superior, Dagoberto Lima Godoy.
Ao se pronunciar, Ivanir Gasparin, que na atual gestão ocupa o cargo de vice-presidente de Comércio, disse que não há saída para os desafios do Brasil senão pelo empreendedorismo e que o significado da palavra empreender vai além do conceito conhecido pela maioria, geralmente a criação de um novo negócio.
“Empreender envolve riscos, nos tira da acomodação, pode nos induzir ao erro. Por outro lado, é o único caminho pelo qual as ideias se tornam realidade e onde os resultados se traduzem em riquezas e empregos”, ponderou o novo presidente da CIC.
Em seu discurso de despedida, o presidente da gestão 2016-2017, Nelson Sbabo, falou de seus mais 40 anos como voluntário na entidade em defesa das causas da classe empresarial, em especial aquelas voltadas à infraestrutura. Sbabo citou o movimento Mobilização Por Caxias e o Pit Stop da Rota do Sol como ações emblemáticas de sua administração na entidade. Dividiu o êxito de seus dois anos como presidente com os Conselhos Deliberativo e Superior, com as Diretorias Departamentais, Sindicatos Patronais, empresas associadas e funcionários da CIC. “Foram fundamentais para as conquistas obtidas a partir das ações que lideramos”, pontuou Nelson Sbabo.
A solenidade festiva reuniu expressivo número de autoridades e lideranças empresariais, entre os quais o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, o deputado estadual Ronaldo Santini, o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Gremelmaier, o representante da Federasul, Lineu Kern, o representante da Federação Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Heinen, e o diretor do Foro da Comarca de Caxias do Sul, Silvio Viezzer.
O secretário Búrigo, em seu discurso, afirmou que o governo do Estado sabe das necessidades pleiteadas pela CIC na segurança, saúde, educação, estradas e infraestrutura e também, mais recentemente, na questão da manutenção da Junta Comercial. “Somos parceiros para encontrarmos uma solução jurídica para que ela permaneça na CIC”, enfatizou Búrigo ao anunciar que a Junta Comercial seguirá funcionando nas instalações da entidade.
Os diretores que passarão a integrar as Diretorias Departamentais a partir de janeiro também foram apresentados durante a reunião-jantar.
É vice-presidente de Comércio na atual gestão. É formado em Administração de Empresas com especialização em Marketing. Atualmente é sócio-proprietário da empresa Samburá Casa de Caça e Pesca e professor no curso de Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul. Gasparin foi presidente do Sindilojas Caxias do Sul de 2007 a 2014 e atualmente é diretor da entidade.
Está em seu segundo mandato como vice-presidente da Fecomércio-RS e é conselheiro fiscal do Sebrae-RS. Entre os méritos que recebeu, em 2010, foi eleito o Administrador do Ano pela Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Aanergs).Vice-presidente de Indústria: Mauro Bellini
Desde 1988, Mauro Bellini exerce suas atividades profissionais ligadas à Marcopolo, em setores estratégicos na Engenharia, no Marketing, nas exportações e na abertura de novos mercados. Por 11 anos, de 1996 a 2007, desenvolveu os mercados do continente africano e Oriente Médio, baseado em Johanesburgo, África do Sul. Essa experiência lhe proporcionou um profundo conhecimento sobre a empresa, sua estrutura interna, sua dinâmica, operação e processos, além de um vasto contato com clientes dos mais diversos países do mundo.
Em 2007, passou a ser membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Marcopolo e participar das reuniões do Conselho de Administração. Realizou diversas viagens de negócios nacionais e internacionais com o objetivo de conhecer mercados nas mais diversas regiões geográficas a fim de avaliar oportunidades de negócio para a Marcopolo em países da América Latina, África e Oriente Médio, entre outros.
Em 2010, foi nomeado vice-presidente do Conselho de Administração e continuou atuando nos Comitês Executivos e participando diretamente das decisões da companhia. Em março de 2012, foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Marcopolo. Em 2016 passou a membro do Comitê de Estratégia Marcopolo e Presidente do Conselho de Administração do Banco Moneo.Vice-presidente de Comércio: Jaime José Andreazza
Nascido em 1961, herdou de seus antepassados italianos a vocação empreendedora, vendo no trabalho a maneira pela qual poderia ascender na vida. De origem humilde, Jaime iniciou sua carreira profissional ainda na adolescência, com apenas 12 anos, quando ajudava os pais no cultivo agrícola da pequena propriedade familiar. Aos 14 anos, o jovem conquista seu primeiro emprego formal, como auxiliar geral na empresa Theodosio Randon. Dois anos mais tarde, Jaime Andreazza volta ao trabalho familiar, agora no modesto armazém localizado no bairro Nossa Senhora da Saúde, nas proximidades dos Pavilhões da Festa da Uva.
Imbuído de seu espírito empreendedor, Jaime investe por uma década em negócios próprios nos segmentos metalúrgico, transporte e no comércio. Paralelamente, conduz junto aos irmãos os primeiros passos da Rede Supermercados Andreazza.
Em 1996, decide assumir integralmente e em definitivo sua vocação comercial, ao se dedicar exclusivamente ao ramo supermercadista. À frente dos negócios da família, Jaime Andreazza foi presidente do Sindigêneros Caxias (2004-2007), primeiro presidente da Comissão de Impacto Econômico de Caxias do Sul e recebeu o Troféu Mercador em 1995. Atualmente, ocupa os cargos de diretor da AGAS, além de 1º vice-presidente do Sindigêneros Caxias.Vice-presidente de Serviços: Maristela Tomasi Chiappin
É professora, formada pelo Magistério na Escola Estadual Cristóvão de Mendoza. É graduada em Psicologia e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Caxias do Sul. Também cursou especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade da Região de Joinville de Santa Catarina. Proprietária e diretora-presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber, que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, contando atualmente com mais de 1.300 alunos.
Atua na Comissão de Marketing do Sindicato das Instituições de Educação Infantil Particulares de Caxias do Sul (SINPRÉ) e da Rede Educar - Rede de Escolas Particulares de Educação Infantil de Caxias do Sul. Atualmente é diretora de Cultura e Educação da CIC. Já atuou junto ao Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul e presidiu o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recebeu inúmeras premiações nestes anos de atuação na educação e mais recentemente o prêmio de Destaque Nacional em Educação – MPE Brasil e Mulher de Negócios RS.