Itens de vestuário foram os que apresentaram mais crescimento nas comercializações
Foto Alencar Turella
Amostra da CDL Caxias apontou que as comercializações foram melhores para 78,3% dos entrevistados, em relação ao ano passado. Tíquete médio superou a estimativa da entidade e chegou a R$ 204,41
Se depender das vendas registradas nas últimas datas comemorativas, a economia caxiense já dá passos mais firmes em direção à recuperação das perdas do comércio com a pandemia. De acordo com o levantamento do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, realizado entre os dias 9 e 11 deste mês, o crescimento nas comercializações foi de 21,1% em relação ao ano passado. Apesar do resultado ter ficado levemente inferior ao estimado na Pesquisa de Intenção de Compras e divulgado antes da data alusiva aos pais, a maioria absoluta dos lojistas (78,3%) afirmou que as vendas foram melhores ou muito melhores em comparação à mesma data de 2020. Os itens que mais apresentaram crescimento nas comercializações foram de vestuário, com 29,14%, e de perfumes e cosméticos, com 20%.
A amostragem com estabelecimentos associados a entidade também apontou um tíquete médio de R$ 204,41. O valor ficou R$ 8 a mais do que se projetava o estudo para a data.
Seguindo a tendência dos últimos levantamentos, 45,95% disseram utilizar as redes sociais como estratégia para a divulgação das vendas para o Dia dos Pais. Aplicativos de mensagens foram usados por 24,32% e 16,2% apontaram o próprio site como canal de divulgação e para venda on-line.
“As últimas Pesquisas de Intenção de Compras feitas pela CDL e alguns indicadores da economia caxiense mostram que caminhamos para uma recuperação ainda mais forte no segundo semestre. O crescimento nas vendas do Dia dos Pais acabou ficando um pouco abaixo da nossa estimativa, mas é compensado pelo aumento do tíquete médio e de itens com maior valor agregado, como roupas, calçado e artigos de uso pessoal”, avalia o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri.
“Um dado que chama atenção nesta data comemorativa é que para 47,83% dos participantes a comunicação on-line ajudou nos resultados, porém, ainda abaixo do desejado. Mesmo assim, para 69,57% das empresas consultadas reconhecem que eles acabam influenciando de maneira positiva nas comercializações, sendo que para 21,74% até mesmo salvaram o desempenho das vendas no Dia dos Pais. Muitas vezes, as pessoas são impactadas pela comunicação digital, mas a efetivação das compras acaba sendo em maior escala nas lojas físicas”, constata o gerente.
Ainda neste ano, a CDL Caxias do Sul promoverá pesquisas para o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, considerada a principal data para o varejo.