Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Caroline Dani concorre a prêmio | Revista Afrodite

Caroline Dani concorre a prêmio

Foto: Gilmar Gomes

A biomédicaCaroline Dani é finalista do11º Prêmio SAÚDE/ Nutrição, promovido pela editora Abril. A pesquisadora gaúcha está concorrendo com outros dois selecionados na categoria Trabalho Experimental com oestudo sobre como o consumo de suco de uva 100% durante a gestação melhora o desenvolvimento cognitivo da prole, aumentando, por exemplo, a capacidade de aprendizagem, pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio dos filhotes.

A pesquisa inédita, concluída neste ano, contou com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) – por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) – e de empresas e entidades do setor. Além de Caroline, os profissionais Viviane Elsner, Luciana Kneib Gonçalves, Ivy da Silva, Marina Frusciante, Laura Cechinel, Alexandre Mello e Cláudia da Silva Funchal auxiliaram no desenvolvimento do trabalho.

A seleção dos finalistas foi feita por um grupo de jurados, que avaliaram a relevância e as condições técnicas dos estudos. Os classificados participam, agora, de umavotação popular. Os internautas poderão ajudar na decisão, votando até o dia 26 de outubro, no site. O resultado será divulgado na última semana de novembro, em um evento de premiação em São Paulo (SP).

“Demonstramos pela primeira vez o impacto do consumo de suco de uva durante a gestação no hipocampo da prole, uma região do sistema nervoso cerebral associada com as funções cognitivas e a memória. Este também é o primeiro estudo que considerou a idade dos filhotes, evidenciando que o consumo de suco de uva durante a gestação pode ser benéfico para o aprimoramento cognitivo durante a infância e adolescência, fases do desenvolvimento marcadas pelo pico da neuroplasticidade”, defende a biomédica.

Caroline explica que a pesquisa identificou que o suco de uva consumido pela mãe na gestação eleva a acetilação no hipocampo, um marcador epigenético que demostra o aumento de atividade de alguns genes.

“E como o hipocampo é o órgão do cérebro responsável pela memória, isso está diretamente ligado com a cognição. Então, o que pudemos concluir foi que o consumo da bebida pela mãe pode contribuir com a memória e cognição dos filhos. E este efeito está exclusivamente ligado com o período da adolescência, um fato que é extremamente importante, tendo em vista que é neste período que se tem mais neuroplasticidade, ou seja, uma maior capacidade cerebral, uma maior capacidade dos neurônios se multiplicarem e se desenvolverem”, reforça.

“Nós já sabíamos que quando consumido o suco de uva protege o cérebro, melhora a memória, mas não tínhamos conhecimento que esses benefícios podem ser transgeracionais, passados de mãe para filho”, conclui a gaúcha, que estudo os benefícios do produto há 13 anos.

Oscar Ló, vice-presidente do Ibravin, reforça a importância da entidade apoiar pesquisas que atestem os benefícios da uva e seus derivados à saúde.

“O Ibravin tem como um de seus pilares o fomento científico. Há alguns anos, a ciência vem comprovando que a uva é a superfruta da saúde. O consumidor não busca apenas um produto de qualidade. Ele procura uma bebida que agregue na sua saúde e que também contribua com aspectos sociais. Só no Rio Grande do Sul, cerca de 15 mil famílias estão envolvidas com o cultivo das uvas destinadas à elaboração do suco de uva”, observa.

 Saiba mais sobre a pesquisa!

Fonte: Imprensa Ibravin