Rede de ensino participa da II Semana Lixo Zero de Caxias do Sul com ecopontos nas duas entradas para descarte de materiais escolares sem uso até sexta-feira
Até sexta-feira, 29, quem passar pela Rede de Ensino Caminho do Saber poderá depositar materiais escolares que não utiliza mais em dois ecopontos instalados nos prédios da escola. A ação faz parte da II Semana Lixo Zero de Caxias do Sul, da qual a Rede está participando. A organização e mobilização das doações está sendo feita pelos estudantes do Turno Integral.
“Essa proposta vem bem ao encontro do que a gente acredita na nossa escola. Ela traz uma iniciativa para repensarmos o destino do que utilizamos, porque, enquanto escola, a gente produz muito material que acaba sendo descartado e que pode ganhar um novo destino, como lápis, cadernos e livros didáticos. São materiais que, ao invés de irem pro lixo, podem ser encaminhados para remanufatura e reciclagem. Dessa forma, cuidamos do nosso planeta e ainda ensinamos os jovens da nossa escola a importância de pensar nisso. Sobre o quanto o descarte correto desses materiais pode impactar positivamente no nosso mundo”, explica Aline Malgarezi, coordenadora do Turno Integral da Rede.
Até esta sexta-feira, a Caminho do Saber também recebe materiais escolares em bom estado ou passíveis de reparo, que serão encaminhados para remanufatura e, após, doados a instituições beneficentes; e para materiais de escrita estragados, como caneta sem tinta e lápis pequeno demais, que serão destinados à indústria específica para reciclagem.
As doações ainda podem ser feitas no sábado, 30 de outubro, quando será realizado um drive thru dos materiais para recolher os materiais recolhidos durante a semana. O Coletivo Lixo Zero de Caxias do Sul fará a contabilização do material recolhido e premiará as escolas mais engajadas na campanha.
Fonte Rede Caminho do Saber