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Biamar inagura complexo em Farroupilha | Revista Afrodite

Biamar inagura complexo em Farroupilha

Novo complexo da Biamar, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, abre ao público no dia 14 de março. | Foto Luís Henrique Bisol
Novo complexo da Biamar, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, abre ao público no dia 14 de março. | Foto Luís Henrique Bisol

Os fios entrelaçados que contam a trajetória de 35 anos da gaúcha Biamar se abrem para um novo momento da marca, considerada uma das mais importantes no segmento de malhas e tricots do Brasil. Com investimento que ultrapassa os R$ 60 milhões, a empresa familiar revela ao público, no dia 14 de março, seu novo complexo de 22.681,70 m².

As inéditas instalações estão interligadas por um túnel subterrâneo e por uma passarela ao antigo prédio, na Rua Júlio de Castilhos, 2.003, no bairro Vicentina, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Outros 3 mil m² já foram aprovados para construção e as obras devem iniciar em breve. 

Dividido em seis andares, o edifício abrigará loja de dois pisos, estoque de produtos a pronta entrega, depósito, setores comercial, financeiro, administrativo, criativo e de marketing, salas de reuniões, auditório para treinamentos e docas para entrada de caminhões. De forma provisória, o espaço acomodará também a tecelagem e passadoria, até a conclusão da ampliação da sede anterior, quando voltarão para o local.

Assinado pela arquiteta Lisana Maggioni, o novo prédio da Biamar conta ainda com estacionamento coberto para carros, ônibus e vans e áreas preparadas para excursões comerciais, com copa e ambientes de descanso para guias e lojistas. No próximo ano, a grife gaúcha também inaugurará no endereço o museu Nossa História.

Com atendimento exclusivo ao varejo atacado, a nova sede da Biamar foi projeta para oferecer melhores condições de trabalho aos 470 colaboradores da empresa - sendo 370 deles com atuação presencial no espaço -  e uma infraestrutura completa para os 10 mil clientes lojistas ativos da marca. Atualmente, os principais mercados consumidores da Biamar são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além dos lojistas, desde 2018, a label comercializa seus produtos através de e-commerce próprio.    

“A nova sede foi planejada para atender melhor o cliente lojista, que sai da sua casa, da sua cidade para vir até Farroupilha fazer as compras para a sua loja. Queríamos oportunizar uma experiência melhor, um atendimento mais satisfatório e um mix maior de produtos. Com a ampliação do espaço também poderemos desenvolver e lançar várias outras linhas, algumas das quais já estão em desenvolvimento”, explica o diretor Itacir Ari Marmentini, que divide a sociedade do grupo Biamar com a irmã, Devilda Marmentini Biazoli, e com o cunhado Segundo Biazoli. Além da marca homônima, a companhia é detentora das marcas aBênção, BlackPool e Urbanity.

A infraestrutura foi pensada em detalhes, desde a fachada, que remete às tramas, a iluminação que acolhe até as plantas, com flores e árvores que trazem os conceitos da aromaterapia. Os ciprestes e as araucárias que precisaram ser retirados e foram extraídos com a autorização dos órgãos ambientais foram transformados em mobiliário e também estilizaram algumas paredes da loja.

MARCA PROJETA CRESCER 50%

Com o novo prédio, a Biamar vai duplicar a área industrial e quadruplicar o tamanho da loja, com produtos a pronta entrega e 27 caixas para atendimento. Com a ampliação, a companhia está gerando 50 vagas de empregos diretos e projeta aumentar em 50% o faturamento. 

A designer de moda e coordenadora de Criatividade e Estilo da Biamar, Suélen Biazoli, explica que a pandemia trouxe muitos desafios, fazendo com que a marca lançasse novos produtos e apostasse em linhas inéditas nos últimos dois anos. A inovação resultou numa expansão de 40% na receita da companhia durante período.

“Após as restrições do isolamento social em 2020, tínhamos uma enorme preocupação com a segurança dos nossos funcionários e, por esse motivo, desenvolvemos uma máscara de proteção, que atendia as recomendações da OMS. Por ser extremamente ergonômico, o produto passou a ser confeccionado para venda ao público, e isso auxiliou de forma relevante no crescimento da nossa empresa nos últimos dois anos. Neste período, também expandimos muito as comercializações de produtos de tecido plano, lançamos a linha de shoes e desenvolvemos e apostamos em matérias-primas próprias”, contextualiza Suélen, que integra a segunda geração da família na administração do negócio.           

A Biamar conta com 108 teares da empresa japonesa Shima Seiki, uma linha de tecelagem em funcionamento 24 horas e produz mais de 3 mil peças por dia. Os produtos são confeccionados em tecnologia fully fashion, que garante o menor desperdício possível. Boa parte das matérias-primas da Biamar tem desenvolvimento próprio, com fios exclusivos criados por empresas de fiações parceiras, possibilitando itens únicos e com maior qualidade. Todos os modelos são microchipados por sistema RFID, garantindo segurança e idoneidade da aquisição.         

Junto à nauguração do complexo, marca lança coleção-cápsula Terra, com matérias-primas naturais | Foto Eduardo Carneiro

NOVOS HORIZONTES

Mesmo antes da abertura das novas instalações, o ano já começou especial para a Biamar. Em 2022, a grife de malhas e tricots aposta numa nova forma de lançamentos, até então trabalhados nos anos anteriores apenas em três coleções macros.    

Em janeiro, a marca apresentou o grande lançamento, chamado “Novos Horizontes”, em alusão ao momento da companhia. Em março, junto a inauguração do complexo, a Biamar apresenta a coleção-cápsula “Terra”, com cores intensas, matérias-primas naturais, texturas e modelagens que abraçam. Ainda neste mês, serão lançadas as linhas inéditas de jaquetas de nylon e de botas, aumentando a gama da Biamar Shoes, apresentada em 2021. Neste ano também estreiam no catálogo outras pequenas campanhas e a coleção de verão. 

“Este é um ano diferente, onde muitas mudanças estão sendo aplicadas, tanto de espaços físicos como de práticas, mas mantendo os ideais que sempre nortearam a empresa. Desde o início, priorizamos as pessoas, sejam elas funcionários, clientes ou fornecedores, nossos produtos e nossa marca. Também nos preocupamos com o meio ambiente, desenvolvendo peças com o mínimo de desperdício, e mesmo o mínimo é descartado de forma correta”, assegura a coordenadora de Criatividade e Estilo, Suélen Biazoli, que ao lado da mãe, Devilda - idealizadora da Biamar -, desenvolvem e criam as coleções.

DE 30M² para 22,6M²

Itacir Marmentini, Devilda Marmentini Biazoli e Segundo Biazoli fizeram uma marca registrada da união de seus sobrenomes (BIA - Biazoli e MAR - Marmentini) referência em malhas e tricots para os brasileiros, graças ao seu glamour e grande versatilidade.      

A Biamar nasceu em 14 de julho de 1986, a partir do sonho e da habilidade de Devilda, que era costureira, e de Itacir, que era bancário e, no contraturno, auxiliava a irmã. De família simples, eles migraram da linha Jacinto, interior de Farroupilha, para área urbana da cidade em busca de uma vida melhor. Com a ajuda dos pais, Jandir (hoje com 90 anos) e Maria (falecida em 2018), compraram os primeiros rolos de tecidos para confecção de tiptops e abrigos infantis, que posteriormente deram espaço para modelos adultos.

Nos dois primeiros anos, a confecção ocupava a garagem de 30 m² na casa de Devilda e de Segundo, que na década de 1990 vendeu seu caminhão e se tornou sócio da esposa e do cunhado. Em 1988, o espaço já estava pequeno e a necessidade de contratar funcionários era grande. Foi a partir dali que a Biamar iniciou sua expansão em uma sala comercial próxima e já nos dois anos seguintes, em 1990, precisou construir o primeiro prédio próprio, com 605 m². Foi no mesmo ano da ampliação estrutural e da entrada de Segundo na sociedade que a marca viu na malharia retilínea uma oportunidade de crescimento e apostou neste mercado.

Em 2000, a Biamar adquiriu o antigo prédio do Calçados Maiolli, no bairro Vicentina, que ficava ao lado da então sede da empresa. Após reformas e melhorias, passaram a atuar no espaço de 2,10 mil m². Nos anos seguintes, sentiram a necessidade de expandir novamente e foram adquirindo locais próximos, ampliando as estruturas nos anos de 2004, 2007 e 2008, até chegar ao último prédio-sede, com 8,1 mil m².

De olho na expansão, em 2014 a Biamar adquiriu a área onde inaugura em 2022 seu novo complexo. Em 2017, estudos e projetos arquitetônicos começaram a ser desenvolvidos e em agosto de 2019 a empresa iniciou a terraplanagem, com a colocação do primeiro pilar em 20 de maio de 2020. 

“Tudo que a Biamar gera reinvestimos na própria empresa. Tudo que há de melhor e de mais novo em tecnologia de malharia retilínea está na Biamar. Investimos muito para uma entrega impecável ao cliente e ótimas condições aos colaboradores”, conta orgulhoso o diretor e sócio da companhia, Itacir Marmentini.   

CURIOSIDADES DA OBRA 

  • 22.681,70 m², entre o antigo e o novo prédio, que são interligados;      
  • Geração de energia fotovoltaica para o funcionamento do complexo (em fase de finalização);         
  • Quase oito anos de desenvolvimento, entre a aquisição do terreno, projeto arquitetônico e conclusão da obra;  
  • Mais de 500 profissionais envolvidos na idealização e construção do complexo, com média de circulação diária dentro da obra de 85 pessoas;          
  • 3.900 m³ de concreto foram utilizados na obra, fora a estrutura pré-moldada;
  • O novo prédio possui a maior esteiras rolantes do Brasil, com 38,91 metros de comprimento e altura de 7,48 metros;          
  • 6 elevadores com capacidade para 2 mil quilos cada;    
  • Primeiro túnel subterrâneo e primeira passarela de Farroupilha;          
  • Para a fachada foram produzidos 22 mil quadrados de aluzinc pintura epóxi eletrostática, todos colados um a um;  
  • Algumas madeiras utilizadas nos mobiliários foram feitas do reaproveitamentos de árvores que haviam no terreno, que antes abrigava uma casa muito antiga, e que foram autorizadas para corte;
  • Cada árvore utilizada na arborização do projeto tem um significado e um porquê;    
  • Cada parte da obra tem nomes, todos com significados fortes e emocionantes;         
  • As ruas que circundam a empresa foram asfaltadas e passaram por melhorias, tudo com investimento próprio, levando mais conforto e segurança para os vizinhos.

Fonte MCom Comunicação