Nesta quarta-feira, 2 de agosto, a organização do 45º Festival de Cinema de Gramado apresentou novidades desta edição em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha que reuniu também autoridades do município. Durante o encontro, que aconteceu na Pousada Florença, foram apresentadas novas homenagens da edição histórica de 45 anos e outras novidades com destaque para a relação do evento com a cidade de Gramado.
Comemorando 45 anos de história ininterrupta, o Festival de Cinema de Gramado também irá garantir o protagonismo da comunidade gramadense em sua programação. Desde a já tradicional sessão do EDUCAVÍDEO, que marca a primeira projeção no Palácio dos Festivais durante o evento, aos inúmeros espaços ocupados na cidade, o Festival de Cinema faz questão de aproximar o cinema e suas personalidades de quem recepciona os mais de 300 mil turistas esperados em Gramado ao longo dos dez dias de programação, segundo dados oficiais daSecretaria de Turismo do município. O festival é de cinema. E também, como o próprio nome aponta, de Gramado.
Nesse sentido, a Gramadotur vem sempre expandindo as suas ações paratornar cada vez mais próxima e familiar a relação dos gramadenses com o evento. Em 2017, o projeto EDUCAVÍDEO, que, desde 2013, inaugura a programação do Palácio dos Festivais com a exibição de seus projetos, recebe ainda mais holofotes: sua sessão agora é também contemplada na data oficial do Festival de Cinema de Gramado, sendo trabalhada em todos os materiais gráficos e de divulgação da edição deste ano.
São iniciativas que surgem da relação sempre atenta e democrática com a comunidade estabelecida pela Gramadotur, autarquia realizadora do evento.
“Desde o momento em que assumi o cargo de Presidente da Gramadotur, tenho me dedicado a ouvir os mais diferentes segmentos da comunidade gramadense. O trabalho que devemos desenvolver necessita passar pela construção coletiva”, comenta o presidente Edson Néspolo. Essa ideia, segundo Néspolo, complementa a vontade de não apenas realizar um evento que reforce a grandiosidade que o Festival sempre teve, mas que também “consolide ainda mais a imagem de Gramado como uma cidade reconhecida por sua receptividade”.
“Ao longo desses anos, o EDUCAVÍDEO se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos. Atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas tambéminveste em oficinas para qualificar o corpo docente e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual”, comenta a secretária de educação de Gramado, Gilça Vargas. Em 2017, é celebrado o quarto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no Palácio dos Festivais. Nessa edição, além dos tradicionais curtas-metragens, a programação conta também com um média-metragem. Serão três produções em exibição: “O Roubo do Livro”, de Gustavo Gomes; “Será Que o Amor Sempre Vence?”, de Ticiane Silva; e “Pra Sempre, Você”, de Bruno Peteffi, com codireção de Lauterbach Amorim.
Confira os locais que receberão a programação do 45º Festival de Cinema de Gramado!
As homenagens serão entregues nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais. Confira abaixo a lista dos agraciados!
Gramado
Rio Grande do Sul
Brasil