Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Àngela de Cássia Freire - Sucesso em família | Revista Afrodite

Sucesso em família


Fotos acervo pessoal

Apesar do jeito calmo e delicado de se expressar, a empresária Ângela de Cássia Freire está sempre ligada no 220. Cheia de energia boa, positiva e disposta a construir um mundo melhor onde estiver, tem um amor extremo e cheio de paixão pela família. Desde 2014 morando em Balneário Camboriú, é natural de Herculândia (SP), mas foi em Caxias do Sul onde começou sua história de conquistas e fundou, junto com o marido, Luiz Carlos de Oliveira, a reconhecida marca Yang Modeladores, há 16 anos, da qual hoje seguem como conselheiros.
Casada há 34 anos, mãe de três filhos e com três netos, para Ângela o mais importante hoje é estar próximo da família para “acompanhar o crescimento dos netos, os desafios e as transformações pelas quais estamos passando.” A empresa está sob responsabilidade dos filhos Samuel, que em parceria com a mulher, Cristini, comanda os negócios em Caxias do Sul, e da caçula, Manoela, que está à frente da loja em Balneário Camboriú. O filho mais velho, Micael, chegou a trabalhar na Yang, mas decidiu seguir a carreira de fotógrafo. 
Trabalhar e dar o melhor naquilo que faz é o que Ângela mais gosta de fazer. Mas também ama viajar e estar com as amigas, gosta de caminhar na praia e ver o sol nascer todas as manhãs. “Encontro equilíbrio principalmente na convivência com a família, na conversa com os amigos, nas viagens. O essencial é olhar para dentro de mim e descobrir que o prioritário na minha vida é essa paz interior, porque tudo se pode perder a qualquer momento, mas manter a paz de espírito e a serenidade interior vai nos levar a uma vida mais longa e mais tranquila.”

Trabalho e empreendedorismo

Apesar das dificuldades, Ângela afirma ter tido uma infância muito feliz, pois considera que todos os acontecimentos fazem parte do crescimento, de uma caminhada. Perdeu o pai, Alberto, quando tinha 11 anos de idade. A mãe, Jandyra, passou a ser o exemplo na criação dos quatro filhos. “Ficamos em quatro irmãos menores de 13 anos e nossa mãe nos deu conforto, guarida, educação, caráter e responsabilidade. Com ela, aprendi que tudo é possível quando se trilha um caminho correto.”
Ângela começou a trabalhar muito cedo. Com autorização do juiz foi estudar à noite para poder trabalhar no que era possível com naquela idade. “Eu ajudava na casa de uma professora. Então, desde muito jovem, sempre encarei o trabalho como uma missão e faço até hoje dessa forma.”
Aos 17 anos, mudou-se para Caxias do Sul para estudar e trabalhar no Colégio São José. Logo depois conheceu Luiz Carlos, com quem se casou e aprendeu a empreender. “Ele sempre foi muito empreendedor e tinha a ideia de ter muita gente por perto, de empreender para poder dar oportunidade a outras pessoas.”
O trabalho de Luiz Carlos no setor da construção civil era promissor e garantia o sustento dos três filhos. Mesmo assim, após o nascimento da caçula, Ângela decidiu iniciar a venda de porta em porta de modeladores corporais que encomendava de São Paulo, e pouco tempo depois viu o número de compradoras crescer. Foi quando o casal percebeu que era a hora de deixar o canteiro de obras para trás e investir em uma marca própria.

Inovação e ousadia 

Em 2004 surgiu, então, a Yang Modeladores. Inicialmente, a produção era toda terceirizada em Guaporé. Cinco anos depois, a unidade fabril foi aberta em Caxias do Sul. “Éramos em poucas pessoas e com pouca experiência, mas muita vontade. Fomos trabalhando, visitamos feiras, participamos de cursos e eventos no ramo de confecção. Era uma área, até então, desconhecida para nós, mas sabíamos que com dedicação e disciplina era possível. E foi o que realmente aconteceu.”
A Yang surgiu de uma necessidade de inovação, para se diferenciar dos modeladores tracionais. Primeiro, foram lançados produtos com bojos estruturados e, em seguida, vieram cores, rendas e coleções bem variadas de lingerie, moda fitness, praia e gestante, novidades embasadas no feedback das clientes. “Modelador corporal era algo feio e hoje é objeto de desejo, porque vem com informações de moda, design, saúde, bem-estar e anatomia do corpo humano, cuida da pessoa na sua intimidade.”
Com produção concentrada na cidade, a empresa conta com 15 lojas espalhadas em diferentes Estados do País, sendo três próprias, duas em Caxias do Sul e uma em Balneário Camboriú, além das demais franquias e de representantes comerciais em todo o Brasil.

Mudança e sucessão 

Em 2014, numa viagem de visitas às franquias, começou uma mudança significativa na empresa relembra Angela. “Meus filhos se encantaram por Balneário Camboriú e Samuel comentou sobre o desejo de abrir uma loja lá. Então, se mudou com a mulher e o filho ainda bebê para Santa Catarina, onde fizeram um excelente trabalho e permaneceram por dois anos.” 
Numa das ocasiões em que estiveram na loja, os fundadores perceberam que já estava na hora de pensar na sucessão do negócio. “O Samuel e a Cristini sempre foram o braço direito do trabalho e vimos que já estava na hora deles assumirem o comando da empresa. Foi quando propusemos a eles trocarem de lugar conosco. Assim fizemos a mudança de cidade e de posição, mas com uma responsabilidade muito grande, pois o objetivo sempre foi continuar crescendo.” A empresária comemora a mudança, que permitiu à Yang chegar na segunda geração da família “cada dia mais jovem, arrojada, atuante e inserida no mercado.”
Com facilidade de adaptação, Ângela e Carlos vivem felizes no estado vizinho. “A cidade é extremamente acolhedora. Não somos naturais de Caxias do Sul, mas a cidade que a gente ama nos acolheu muito bem, da mesma forma como aconteceu aqui. Não tivemos dificuldade alguma, porque aqui as pessoas são muito dóceis, como também são aí em Caxias.”


Engajamento social e empresarial

Em Caxias do Sul, Ângela sempre participou da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da CIC Caxias, por meio do Conselho da Empresária. Em 2014, foi uma das homenageadas da primeira edição do Prêmio Mulher Empreendedora. Em 2020, está entre as agraciadas com o troféu do 17º Mérito Empreendedora da CIC. 
Em Balneário Camboriú, também se colocou à disposição das entidades de classe. Integra a CDL Mulher e ocupa a vice-presidência do Rotary Club, entidade da qual já foi presidente. “O Rotary é uma entidade mundial que está a serviço da comunidade, então se torna ainda mais fácil estar presente na vida das pessoas, das famílias que mais precisam.”
Aos 53 anos, a empresária reforça que não existe mágica para as conquistas. “A coragem e a disciplina permitem a uma pessoa desempenhar todos os papéis, mas é preciso também empatia e resiliência. Se queremos alcançar sonhos, precisamos nos organizar.” Ângela ainda deixa uma mensagem de esperança nesse período de pandemia pelo coronavírus: “Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando, sabemos que vai passar. Se mantivermos o equilíbrio emocional, superaremos certamente com maior facilidade e ajudaremos mais pessoas.”


Foto Itália