Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Rozemeri Bastos Weber - uma vida entre as... | Revista Afrodite

Rozemeri Bastos Weber - uma vida entre as flores

Entender e transformar em realidade o que o cliente sempre sonhou é o principal desafio do seu trabalho. A arte floral, a área administrativa e financeira, a divulgação nas redes sociais... tudo o que acontece na empresa passa pelas mesmas mãos que dão vida a lindos buquês de noiva e aos mais diferentes arranjos. As mãos de Rozemeri Bastos Weber. 
Natural de Lages (SC), ela veio para Caxias do Sul, aos 20 anos, acompanhando a mãe quando os pais se separaram. O irmão mais velho, Petronilho, já morava por aqui e por isso escolheram a cidade para se instalar. Logo que chegou, assumiu o cargo de recepcionista de um hotel fazenda na localidade de Nova Palmira, onde permaneceu durante oito meses. 
Após esse período, trabalhou no pedágio de Vila Cristina. Foi nesta época que conheceu Flávio Weber, que a apresentou ao irmão, Fernando, e sua vida mudou completamente. Em 1999 começaram a namorar, em 2003 foram morar juntos, em 2008 se casaram e, em 2011, nasceu Elizabeth, hoje com oito anos. Uma história de cumplicidade que durou 17 anos e 10 meses, até 2016, quando passou por um duro golpe, a morte prematura do já renomado florista.

As flores 

A decoração floral começou a fazer parte da vida de Meri, como é mais conhecida, ainda durante o namoro. Ao sair do emprego no pedágio, em 2002, ela passou a ajudar na floricultura Guarany, que ainda hoje pertence à família de Fernando. Aos poucos, participava mais ativamente do negócio. Após um ano e meio auxiliando, decidiu fazer um curso na área, e foi aprovada na prova da Academia Brasileira de Arte Floral. O que era para ser uma situação temporária, enquanto não encontrava outro trabalho, acabou se tornando a profissão oficial e uma paixão. 
Com a empresa prosperando, o espaço dentro da floricultura foi ficando pequeno para atender às noivas, cerimonialistas e o público da decoração de eventos. O casal, então, alugou uma sala na Av. Júlio de Castilhos e, assim, alguns anos depois, em 2011, nasceu a FW Flores e Decoração. O novo espaço ficava perto da floricultura, o que facilitava a rotina e atendia às necessidades do negócio, mas o sonho mesmo era ir para um lugar maior e próprio. Compraram um terreno e, em 2005, começaram a construir o pavilhão onde a empresa permanece até hoje. 
A florista acompanhava o marido nas Copas, os concursos de arte floral, e também atendia clientes quando ele não estava. Embora atenta a todas as atividades, preferia permanecer nos bastidores. “O Fernando sempre falava que eu deveria estar à frente do negócio. Um dia ele comprou um anúncio numa revista e colocou uma foto minha com meu nome e contatos, dizendo que eu fazia buquês. Quando abri a publicação, foi uma grande surpresa”, recorda. 

Os desafios

Após a perda repentina do marido, Rozemeri foi forçada a tomar à frente e assumir a FW. “A primeira coisa que senti foi o senso de responsabilidade, pois não queria deixar de cumprir nenhum evento contratado. Ele faleceu no dia 3 de novembro, e tínhamos programação para o mês inteiro, então, só trabalhei, não tinha tempo para pensar”, conta. 
No mês seguinte, um novo susto. Ela foi assaltada na empresa  e, pela primeira vez, teve vontade de desistir. Em uma conversa com o cunhado, Flaviano, irmão de Fernando, ele a relembrou que a empresa era o sonho do irmão. A memória forneceu as forças necessárias para ela seguir. Investiu em segurança e trabalhou durante mais um ano “sem pensar muito e chorando bastante”, relembra. “Quando sinto o quanto ele foi querido por Caxias é muito gratificante e acabo recebendo também todo esse carinho”, se emociona. Depois desse ano, surgiu novamente a vontade de desistir. Conversou com amigos, clientes e fornecedores, se sentiu muito acolhida e acabou percebendo que o momento mais difícil havia passado. 

 Lazer 

Quando não está no trabalho, sua prioridade é estar com Elizabeth. Nas quartas-feiras, quando a empresa não abre, gosta de ficar com a pequena. “Minha filha foi minha fortaleza, foi ela que meu deu forças para seguir.” Entre os programas favoritos para curtir os momentos de lazer estão andar de bicicleta, sair para jantar e, às vezes, para dançar com o novo amor, Evandro Viganó. Além disso, frequenta sempre os eventos da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Seja como parceira, fornecendo a decoração ou como convidada, adora participar das ações da entidade.  

Os planos 

Com o site novo no ar, o plano é implantar um setor de locação de materiais para festas. O desejo é antigo, mas reascende cada vez que vai a uma feira do setor e se encanta com as novidades. “Imagino a empresa com muitas locações e planejo o crescimento. Também quero desmistificar a imagem que algumas pessoas têm de que aqui é um lugar caro, esse é um desafio.”
A empresária também pretende seguir atendendo com excelência clientes locais, além de dar atenção especial para o grande número de pessoas de outras cidades e estados que buscam na Serra a locação perfeita para o dia do casamento. Aos 41 anos, Rozemeri é toda gratidão com a equipe e parceiros: “Se consegui manter a empresa e chegar onde estou é porque tenho muita gente que me apoia.”