Natural de caxias do Sul, ela se considera persistente e com facilidade de adaptação. Psicanalista e consultora na área de finanças, Márcia Tolotti está à frente da Moddo Conhecimento Estratégico e tem como principal desafio se manter saudável, trabalhando, aprendendo mais a cada dia e sendo uma pessoa melhor.
Para tornar a vida mais fácil – dela e de quem a cerca – decidiu cursar Psicologia. Nessa época inventava projetos que a permitiam fazer a faculdade durante o dia e ter uma renda extra para melhorar a qualidade de vida.
Fez pré-estágios em hospitais, atendendo ao corpo de enfermagem e familiares de pacientes da UTI; atendeu à comunidade no Centro Educativo do bairro Serrano; deu aulas de balé em escola maternal; transcreveu aulas e palestras que, na época, eram gravadas em fitas K7; vendeu espaços comeciais de jornal... tudo para conseguir cursar cerca de 10 disciplinas por semestre na faculdade. A formação multidisciplinar a ajudou a olhar para o mercado de trabalho e ter uma visão diferente, não tão acadêmica.
Empreendedorismo
Com MBA em marketing, duas pós em Psicologia (Clínica e Organizacional), e mestrado na área cultural, Márcia teve uma infância e adolescência conturbada após a separação dos pais, incluindo problemas financeiros e de convívio, e começou a trablhar cedo, aos 16 anos. “Saí de uma escola particular diurna e fui estudar em uma escola pública noturna. A realidade mudou bastante e acabei crescendo muito em função disso”, conta.
Logo após a formatura, em 1993, já com a experiência e bagagem que os estágios proporcionaram e a veia empreendedora, montou um consulório junto com uma colega. Nesse período firmou um convênio com o Sindicato Rural de Flores da Cunha, onde realizou um programa voltado à valorização do trabalho dos agricultores, ministrando palestras no Clube de Mães, associações e escolas.
Interessada em observar a forma como as pessoas lidavam com o dinheiro, a partir das próprias experiências e também pelo que percebia nos pacientes da clínica, em 2007 abriu a Moddo Conhecimento Estratégico, uma empresa de consultoria. Reduziu o tempo de atendimento no consultório para se dedicar ao novo negócio. Prestou consultorias para implantação de programas de educação financeira in company, ministrou palestras, cursos e workshops, além de desenvolver jogos e conteúdo de endomarketing para empresas. Também montou uma base da Moddo em São Paulo, para facilitar o atendimento a clientes de outros estados.
Os livros
Escrever é uma das atividades que Márcia sempre apreciou. Aos 11 anos assinou um roteiro de uma peça de teatro para a escola.Aos 16, redigia cartas que as amigas enviavam para os namorados. Anos depois foi selecionada em um concurso literário da Prefeitura de Caxias do Sul com três poesias.
Então, quando concluiu o mestrado na área da cultura, em 2004, resolveu que queria ver se daria certo escrever um livro. Assim, em 2007 publicou As Armadilhas do Consumo: Acabe com o Endividamento. Depois dessa, vieram outras seis publicações, incluindo A Lenda da Gralha Azul, uma história de superação destinada ao público juvenil, e outras cinco voltadas à educação financeira.
“O livro tem um propósito importante, é um jeito de transmitir fundamentos da psicanálise e ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais razoáveis. Porque nem todos conseguem ter acesso à terapia e análise, mas não quer dizer que não precisem”, destaca a psicóloga, que acredita no conhecimento como uma estratégia de melhoria na vida das pessoas.
Correr
Até então insdisciplinada para exercícios físicos, Márcia não ficava muito tempo parada, estava sempre buscando algo novo. Após ler um trecho de um livro sobre a história de Ayrton Senna, em que o treinador do piloto, Nuno Cobra, falava sobre uma “corrinhada“, que seria uma caminhada um pouco mais rápida, começou a testar a fórmula na rotina de exercícios e achou interessante.
Foi pegando gosto pelo esporte e, no processo, começou a frequentar uma academia que tinha foco na corrida. Há sete anos no grupo Inspire, uniu amizade, paixão pela modalidade, vontade de compartilhar conhecimento e lançou, junto com a amiga e parceira de corrida Cristiane Moraes e com o treinador Marialdo Rodrigues, o livro Linha de Chegada, que também virou um projeto social.
O livro mostra, por meio de personagens, como a disciplina da corrida pode ajudar a ter foco e melhor controle das finanças pessoais e da carreira. Já o projeto busca disseminar a educação financeira e auxiliar na construção de hábitos de consumo sustentáveis a quem não tem acesso a esse tipo de informação.
“Neste ano, por exemplo, trabalhamos com todos os EJA (Ensino para Jovens e Adultos) da rede municipal de Caxias gratuitamente e encaminhamos exemplares dos livros para bibliotecas de escolas sem custo”, conta. Ou seja, além dos benefícios do exercício para a saúde, com a corrida, que hoje é um estilo de vida, Márcia descobriu uma maneira de fazer novas amizades e ainda ajudar outras pessoas.
Lazer
Casada com Alberto, a psicóloga tem um filho, Felipe, de 33 anos, e um enteado, Teo, de 22. Desde o ano passado passou a integrar o Conselho da Empresária da CIC Caxias, que atua de forma voluntária em prol do empreendedorismo feminino na cidade e região. Quando não está trabalhando, os passatempos favoritos são cozinhar, cuidar do jardim e da horta, assistir a filmes e ler. Na hora de cozinhar para quem ama, gosta de ir até a horta e colher os temperos frescos. “Isso tem mais a ver com escolha e menos com espaço ou dinheiro. Escolho cuidar de uns temperos, escolho economizar e me divertir colhendo. Tudo na vida é escolha”, resume a psicanalista.