Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
O despertar pelo amor de Edgmara| Revista Afrodite

O despertar pelo amor


Os últimos dois anos foram intensos para essa psicóloga especializada em terapia de casal e família. Criadora do programa Mulheres em Ação, que trabalha o despertar feminino através do amor-próprio, a treinadora e terapeuta Edgmara Giordani Camicia decidiu aprofundar ainda mais o olhar para seu eu interior, “o meu eu espiritual”. O resultado não poderia ser mais transformador: a percepção de que tudo o que fazia sentido na sua vida até outubro de 2020 passou a não fazer mais. “Meu olhar para o mundo mudou completamente, enfrentei momentos de extrema perturbação nesse processo de renascimento, precisei ‘matar’ percepções e crenças antigas para olhar para a verdade real. Hoje posso dizer que estou em construção, muito mais amorosa, consciente, leve e livre, na qual as preocupações foram substituídas pela paz.”
Natural de Cacique Doble (RS), Eddy define sua infância como atípica, numa família pobre, sem recursos, mas com avós e tios muito presentes, e confessa que, como primeira neta, mesmo sem luxo teve algumas regalias. Os pais foram casados por 18 anos, uma relação disfuncional e com muitos conflitos, situação que também a aproximou bastante do irmão Tiago, de quem cuidou desde os seis meses de idade. “Eu tinha oito anos e minha mãe trabalhava muito, por isso, a tarefa era minha.”
Ainda muito jovem deixou tudo o que conhecia e mudou para Rio Verde, em Goiás, para acompanhar o marido e começar uma nova etapa da vida. “Casei grávida, aos 17 anos, e tivemos três filhos, Marco Antonio, 24 anos, Julia, 21, e Luiz Henrique, 16. Sou imensamente realizada como mãe, amo meus filhos, eles são o meu maior presente para o mundo. A maternidade me tornou uma mulher muito melhor, madura, consciente. Busquei cada dia mais fazer diferente do que aprendi em minha família de origem e consegui.”

A formação
Edgmara começou a trabalhar muito cedo, entre 10 e 11 anos, ajudando no mercadinho dos pais. Mais tarde, aos 14, fez estágio na delegacia de polícia da cidade, onde fazia tarefas administrativas. Ao mudar para Goiás, um ano após se formar no Ensino Médio, se dedicou a ser mãe e dona de casa. “Fomos construindo nossa família e patrimônio, juntos trabalhamos com uma única preocupação, deixar os filhos em segurança caso algo nos acontecesse.”
Em 2003, quando o casal já tinha certa estabilidade, Eddy começou a estudar Psicologia, mantendo as atividades da casa, com os filhos e os negócios em conjunto com o marido. “Eu queria ser advogada, mas a faculdade era à noite e o pai dos meus filhos não me deixava estudar nesse período. As opções eram Psicologia, Nutrição e Agronomia. Decidi pela primeira, até porque precisei de suporte terapêutico para enfrentar os desafios de ser mãe tão jovem, mas a intenção era mudar para Direito mais tarde.” Eddy acabou se apaixonando pelo curso. A partir daí foi uma avalanche de mudanças num curto espaço de tempo.
Em 2004 o casal acabou se separando e Eddy veio para Caxias do Sul, onde moravam seus tios e avós, um sonho de criança. Aqui, continuou estudando e cuidando dos filhos enquanto planejava o futuro. “Em 2005, meu ex-marido veio morar em Caxias. Retomamos nosso casamento, engravidei do caçula e abrimos uma empresa. Ele faleceu um ano depois, num acidente de carro e tudo ficou muito desafiador. Tranquei a faculdade e mantive o negócio até 2009. “Em 2010 decidi me desafiar em outras áreas e trabalhei com consultoria comercial, na qual aprendi muito. Em 2013 retomei a faculdade e me dediquei à consultoria em gestão de pessoas.
A formação em Psicologia veio em 2015, seguida da especialização em Terapia de Família e Casal em Porto Alegre, na Domus, formação em Gestão Comercial, na Uninter, e em coaching em diversas escolas nacionais e internacionais.
 

Veja também:
Vocação para atender
Maristela Chiappin na CICS Serra

 

A carreira
Fascinada pelo estudo das famílias, por conhecer suas heranças e padrões, a especialização na área foi um processo natural e que levou a muito aprendizado. “Com meus pacientes aprendi que somos muito influenciados, inconscientemente, pela nossa origem. Nosso comportamento, a forma de pensar e de nos relacionar são aprendidos na base familiar.” Nesse contexto, o coach surgiu como uma nova ferramenta do processo de conhecimento e autoconhecimento. “Ele transformou a minha vida e a maneira com a qual eu vejo meus clientes. Não aconteceu por acaso, eu queria muito um diferencial, e o coach foi o divisor de águas na minha trajetória profissional.”
Há quase três anos, Edgmara decidiu dar nova vida ao Mulheres em Ação, um projeto idealizado ainda na faculdade com o objetivo de reunir mulheres em prol do apoio mútuo. Inspirado no histórico de desamparo e sofrimento das mulheres da sua própria família, em 2018 o programa se tornou no curso que hoje foca no despertar através do amor que existe dentro de cada uma. “Redescobrindo o amor que já foi sentido antes, mas que está esquecido, busca-se tornar esse sentimento verdadeiro dentro de si. É ele que faz as mulheres agirem, tornando-as mais felizes e seguras, pois elas aprendem a confiar em si mesmas e a se priorizar.”
Mais de mil mulheres já passaram pelo programa, que agora ganha foco no digital, a partir de cursos e e-books, com o objetivo de tornar possível atender a mulheres do Brasil e do exterior que antes não seria possível. “A intenção é alcançar cada vez mais aquelas que precisam de apoio e suporte, que buscam respostas e não as encontram sozinhas. O curso tem 30 horas que aceleram seu desenvolvimento em no mínimo cinco anos”, explica a terapeuta e completa: “O programa é uma homenagem às mulheres que vieram antes de mim, que carregaram consigo dores emocionais muito fortes, e meu grande propósito é tirar o máximo de potencial das mulheres mundo afora.”

Equilíbrio
Com uma rotina mais leve e equilibrada, quando não está no trabalho, busca o contato com a natureza. Por isso, sempre que pode vai à praia, faz caminhadas, trilhas, visita cachoeiras e rios. Para relaxar, pratica yoga e lê muito. Eddy revela que conciliar a vida profissional com as atividades da casa e de mãe está mais fácil nos últimos meses. “Estou em casa o tempo todo e muito próxima dos meus filhos, pois escolhi esse jeito de viver mais tranquilo, então posso estar sempre com eles.”
Vivendo um novo momento, resultado de seu processo de transformação, é grata à vida e a todas as experiências pelas quais passou, e percebe seus objetivos e sonhos ainda mais claros e intensos. “Meu plano profissional é crescer meus produtos online, conquistando autoridade na internet na área em que atuo. No pessoal, é mudar de cidade. Vou morar na praia, viver o estilo de vida que sempre planejei.”