No Brasil, segundo a International Coach Federation (ICF), o mercado de coaching cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos. De acordo com a mesma instituição, o número de coaches brasileiros saltou de 7.000 em 2012 para 25 mil em 2015 – o que representa um crescimento de mais de 30% em apenas três anos.
Apesar da rápida expansão no país, a profissão de coach continua sem regulamentação. Por isso, é necessário ter cautela ao contratar um desses profissionais. Quem acerta na escolha do coach, porém, consegue obter melhores resultados ao abrir um novo negócio.
Ainda em ascensão no Brasil, esse mercado movimenta US$ 3 bilhões ao ano nos Estados Unidos. A grande maioria das empresas (93%) já aderiu ao serviço de coaching, segundo a AESC (Association of Executive Search and Leadership Consultants).
O coach atua de forma similar a um treinador esportivo. Ele atua para desenvolver as habilidades necessárias e oferece todo o auxílio no desenvolvimento do planejamento estratégico e modelo de negócio, otimizando o tempo e os custos e aumentando as chances de sucesso para o empreendedor.
Com a expansão do coaching nos últimos anos, quem sente que precisa de orientação pode encontrar auxílio para quase qualquer ramo de atividade, mesmo para os segmentos mais específicos – desde e-commerce e negócios online, ou até para abrir um coworking ou tornar-se um coach em emagrecimento. (link)Voz da experiência Quem decide empreender costuma ter muitas dúvidas logo de início, sem saber em qual segmento é mais indicado entrar, ou sem contar com informações suficientes sobre como funciona e como se posicionar no setor que escolheu.
Contratar um coach pode ser muito útil para encontrar o rumo certo. Afinal, quando se trata de um novo empreendimento, é fundamental ouvir os conselhos de um profissional experiente naquele segmento.Negócios Online O mercado de negócios pela internet é uma área altamente promissora e que vem crescendo de forma significativa no Brasil e no mundo. Uma pesquisa nacional do Sebrae mostrou que 90% das vendas na internet são feitas por micro e pequenas empresas que atuam exclusivamente online –número que mostra a força econômica do setor.Varejo e E-commerce Estudos recentes indicam que nos próximos 5 a 10 anos, o varejo eletrônico pode dobrar a participação. Segundo a Ebit, o e-commerce atual já ultrapassam R$ 41 bilhões em vendas anuais. Os lojistas que ainda não se adaptaram à nova realidade precisam correr contra o tempo e evitar falhas que causam prejuízos.
“E-commerce é varejo, é venda, é comércio. Isso não é novidade para quem vem do varejo físico, mas muitos empreendedores entram no mercado de e-commerce sem ter experiência em varejo, e precisam aprender a ser comerciantes”, comenta Bruno de Oliveira, coach em e-commerce.Coworking O coworking é um tipo de negócio que vem despertando o interesse de muitos empreendedores no Brasil e no mundo, mas está enganado quem acha que, para montar um deles, basta disponibilizar cadeiras, mesas e internet em um “imóvel qualquer”. O coworking é um negócio como qualquer outro, que precisa de gestão especializada.
Em comparação ao ano anterior, 2016, período marcado pela recessão econômica, apresentou o crescimento de 54% das posições de trabalho em coworking. Segundo essa pesquisa, realizada pelo Movebla e Ekonomio, em parceria com a Coworking Brasil, o número de salas de reunião aumentou 147%. No mesmo período, salas privativas cresceram 588%.
“O investidor precisa ter sensibilidade para escolher o lugar, a decoração e os serviços que serão agregados ao espaço, como segurança, limpeza, telefonia e alimentação”, diz Bruna Lofego, CEO e fundadora da CWK Coworking.
Existem poucos cursos de coaching credenciados no Brasil. Quem pensa em entrar nesse mercado precisa, em primeiro lugar, conhecer a área de atuação e, depois, investir tempo e dinheiro em um curso de formação - com aproximadamente 200 horas e preços que podem variar entre R$ 4.000 e R$ 8.000.