Abertura acontece na sexta-feira | Fotos Margô Segat
A festa que iniciou na última sexta-feira, dia 13 de maio, promove oportunidades de negócios em uma ampla estrutura montada na Praça da Imigração destinada para a feira multisetorial, reunindo empresas de energia solar, vestuário, seguro, artesanato, utilidades domésticas, entre outras. Paulo Pancot da Instapan, de Caxias do Sul, está expondo pela primeira vez os sistemas fotovoltaicos que vende e instala há 20 anos. “Participar da feira permite divulgar e firmar minha marca no mercado”. Na área gastronômica, o farroupilhense Alexandre Moroni, da Cervejaria Santa Madre, trabalha com a expectativa de boas vendas, mas diz que vai depender do tempo bom. Já para Rodrigo de Souza, da Cozinha do Kiko, os dias mais frios despertam a vontade pela sopa de capeletti e creme de queijo no pão, suas especialidades.
Os organizadores fizeram um amplo trabalho de divulgação do Entrai para atrair turistas de todo o Brasil com divulgação em 1;2 agências de viagens. E para quem visitar o Entrai poderá provar a gastronomia típica preparada pelo Clube de Mães As Milanesas. De forma voluntária elas preparam um prato com polenta brustolada, linguiça e fortaia, além dos pães e grôstolis. Para se ter uma ideia, mais de 800 quilos de farinha serão usados na produção dos pães e grostolis fritos na hora. O grupo é composto por 28 mulheres que participam do Entrai desde 1993.
A cultura é outro atrativo aos visitantes e nada mais típico que assistir o Grupo Náni, da Linha Jacinto, interior de Farroupilha. Formado em 2007 totalmente por agricultores de 15 a 77 anos, o grupo preserva a língua do talian e se apresenta com músicas, danças típicas e humor. O setor cultural da região esteve presente com a apresentação do Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó, Grupo de Dança Folclórica Italiana Fare Amicci, Nailto Sosnoski e Grupo Entre Eles, Tenor Dirceu Pastori, Soprano Liziane Rufatto, Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha, show gauchesco com o Grupo Os Monarcas finalizando com a Banda Os Neutrons.
No domingo de manhã também foi realizada uma missa em italiano e servido o tradicional almoço no Salão Paroquial Santa Cruz. No próximo final de semana o Entrai segue com a seguinte programação cultural:
SEXTA FEIRA, 20 DE MAIO
14h - Teatro com Grupo UEBA com a peça infantil “Faísca da Água’’
16h30 - Projeto Wedding Songs – Caroline Gobbato e Paulo Johann
19h - Tenor Giovanni Marquezeli
20h - Uilian Michelon Quarteto
SÁBADO, 21 DE MAIO
12h - Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha
13h - Coral Il Romano
14h - Tenor Alexandre Borges
15h - Délcio Tavares “Show Ítalo-Gaúcho”
16h30 - Grupo Folclórico Italiano Nánni
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
18h- Grupo Musicale Kremony
DOMINGO, 22 DE MAIO
*Apresentação itinerante com Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
08h - Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha (A inscrição dá direito a uma camiseta)
08h30 - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
11h - Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen
14h - Teatro com Grupo Miseri Coloni com a peça In Osteria
16h30 - Show Nacional com Léo Pain
A realização do 19º Entrai e da 24ª Fenakiwi é da Prefeitura Municipal de Farroupilha. A gestão/organização e produção cultural é da AM9 Produções Gestão de Eventos.
Banda Municipal de Farroupilha
COMO FOI A ABERTURA DO ENTRAI
A abertura do 19º Entrai - Encontro das Tradições Italianas lotou a Praça da Imigração, em Nova Milano, distrito de Farroupilha (RS), na última sexta-feira (13). O evento contou com a presença da soberana de Farroupilha, Laura Verona Bet e as princesas Milena Broilo e Ana Paula Casa, corte representante também da 24ª Fenakiwi, autoridades políticas da região, representantes da sociedade civil, empresários e convidados.
Depois de recitar a Oração do Imigrante a rainha falou que o Entrai acolhe o público como se fosse na casa dos “nonos” e que o evento serve para divulgar também a Fenakiwi, que será realizada de 07 a 24 de julho (aos finais de semana), no Parque Cinquentenário. O prefeito destacou a união de toda a comunidade para realizar o Entrai, “que representa o respeito ao passado para criarmos boas expectativas para o futuro”. A secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Juventude de Farroupilha, Luciana Zanfeliz lembrou que exatamente em maio de 1875, as famílias de Stefano Crippa, Luigi Sperafico e Tomazo Radaelli subiram a Serra Gaúcha e fundaram Nova Milano, berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em uma época de muitas privações. “Estar aqui hoje para comemorarmos a epopeia italiana torna tudo muito especial. Nos alegra e incentiva as novas gerações a manter viva a nossa história”. A secretária é filha do prefeito Clovis Zanfeliz, idealizador da festa em 1991, juntamente com a secretária de educação da época, Marlene Feltrin, mãe do atual prefeito Fabiano Feltrin. “Eles a conceberam para resgatar, preservar e valorizar os imigrantes italianos, que tanto fizeram pela nossa cidade, região e estado”, conclui.
O público foi recepcionado com uma seleção de músicas clássicas executadas pela Banda Municipal de Farroupilha. A apresentação Memórias que Valem Ouro! da Escola Municipal Santa Cruz encantou e despertou a emoção dos presentes por encenar fatos que representam a religiosidade, trabalho e festas dos imigrantes italianos, tendo como participação especial um coral da escola.
Fonte Margô Segat
Jornalista MTb 10064