Mesmo não sendo um item prioritário na vida do brasileiro, o perfume segue como campeão de vendas, principalmente em datas comemorativas. E para aguçar ainda mais esse consumidor que tem o cuidado com a vaidade como se fosse um ritual, todos os meses a indústria de cosméticos lança uma infinidade de lindos vidrinhos coloridos e com fragrâncias especiais. E lógico, específicas para cada ocasião.
Diante de tanta oferta, como oferecer o produto ideal para cada cliente? Ou melhor, como tornar a experiencia não só do seu uso, mas a sua aquisição algo marcante, que irá fidelizar e engajar o público alvo? De acordo com Mohamed Gorayeb, criador de mais de mil técnicas de vendas voltadas para o universo da perfumaria, os vendedores precisammudar de postura e se tornarem consultores. Segundo Mohamed, como no Brasil praticamente todos os vendedores que trabalham com perfumes atuam de forma amadora, o que irá diferenciar dos demais, é se tornar um verdadeiro especialista no assunto. “Prestando consultoria no momento do atendimento, o cliente ficará impactado e terá uma experiencia positiva. Com isso, a venda flui automaticamente”, explica.
Mesmo em tempos de crise, o brasileiro segue consumindo itens de beleza. O que muda é o preço, que passa ser um grande poder de decisão entre um produto ou outro. Mas o hábito da compra jamais para. Por esse motivo, lojas e o comércio de forma geral devem se preparar para aquecer suas receitas com o Dia dos Namorados.
“Além de ambientar o espaço que remeta a data, deve-se criar situações para que o cliente entre no clima. No caso do Dia dos Namorados, uma frase impactante na vitrine, símbolos, imagens e cor que remetam amor. Dar opção para montagem de kits, ter opções prontas com preços diferentes, para que o comprador não tenha o trabalho de pensar também são iniciativas com ótimo "apelo". Ambientar a loja com produtos unidos como por exemplo, perfumes masculinos e femininos juntos, ou seja, fazendo par”, aconselha Mohamed.
Muitas pessoas não optam em presentear com perfume porque acreditam se tratar de algo pessoal, mas com algumas técnicas criadas por Mohamed, é possível desmistificar isso. “Realmente, há quem pense dessa forma”, destaca.
Mas nesse caso especifico, se o vendedor não estiver preparado, irá perder a venda. “Por isso, é preciso estar preparado para saber como conquistar a confiança logo nos primeiros instantes, e dominar a situação. Jamais confirmar esse ditado, repetindo que realmente se trata de algo pessoal, como eu já presenciei várias vezes, até porque isso fará com que a crença negativa seja reforçada. Ele deverá tranquilizar o cliente informando que irá ajudar na escolha ideal para a pessoa presenteada, pois está sendo atendido por um consultor, e que está acostumado a orientar centenas a identificar o melhor produto, para todos os gostos, perfis e ocasiões”, conclui.