Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Caxias abre a 34ª Festa Nacional da Uva | Revista Afrodite

Caxias abre a 34ª Festa Nacional da Uva

Rainha  e Princiesas foram as mestres de cerimônia da abertura | Fotos Ícaro de Campos
Rainha e Princiesas foram as mestres de cerimônia da abertura | Fotos Ícaro de Campos

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva está oficialmente aberta aos visitantes, a partir desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro. Na tarde de ontem, a cerimônia de abertura reuniu convidados no Parque de Eventos da Festa da Uva, para marcar o início dos festejos, que seguem até 3 de março. O evento foi traduzido para Libras pelos intérpretes da Move Língua de Sinais.

As boas-vindas foi do presidente da Comissão Comunitária da edição de 2024 da Festa da Uva, Fernando Bertotto, que celebrou todas as mãos que, ao se unirem, criaram a Festa este ano, entre voluntários, embaixatrizes e, em especial, o trio formado pela rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. “Seriam muitas palavras para descrevê-las, mas os atos, atitudes, carinho e amor pela Festa percorreram distâncias em todo nosso país.” Bertotto ainda citou o início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana na região. “Neste século e meio, milhares de pessoas e etnias foram se agregando à Caxias do Sul e construindo nossa cidade com muito trabalho, força, fé e festa.” O presidente finalizou clamando para que as novas gerações acreditem e valorizem a Festa da Uva.

O Prefeito Municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, enfatizou a importância de Caxias do Sul no cenário cultural, turístico e econômico brasileiro, agradecendo a quem acredita na força da Festa da Uva. Ainda, citou que a cidade conta com um percentual acima da média quanto à preservação ambiental e com 3.500 famílias ligadas à agricultura familiar. “Essa vocação produtiva é uma das maiores heranças dos antepassados. Reconhecemos a importância de quem constroi o futuro sem perder sua identidade histórica. Que a Festa continue a inspirar e fortalecer os laços da comunidade em um horizonte de otimismo”, apontou. Ainda participaram aa cerimônia o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o governador do estado Eduardo Leite.

Após o desate de fita inaugural junto à rampa de acesso ao Centro de Eventos, a comitiva visitou alguns estandes da Feira Agroindustrial. A atividade se estendeu pelo Centro de Eventos e Pavilhão 1, remetendo à experiência de visitação ao local. Ao final da tarde, todos se dirigiram à área central da cidade, para assistir ao primeiro Desfile Cênico desta edição da Festa, na Rua Sinimbu, no Centro de Caxias do Sul.

 

 

 

 

 

DESFILE CÊNICO
Fotos Julio Soares

A dedicação e o envolvimento de 1.200 figurantes, 51 grupos artísticos, 9 distritos de Caxias do Sul e mais de 100 produtores executivos tomou forma na noite desta quinta-feira, 15 de fevereiro, no coração do maior município da Serra Gaúcha. O primeiro Desfile Cênico da 34ª Festa Nacional da Uva coloriu a rua Sinimbu, deu início à celebração dos 150 anos da imigração italiana na região e destacou, com maestria, que aqueles que cruzaram (e ainda cruzam) fronteiras em busca de dias melhores são dotados de força, garra e persistência. 

Com o lema Cucagna: ndove se sogna, se magna e se fà festa!, o Desfile apresenta ao público uma atmosfera intimamente ligada à realização de sonhos. Assim como todos os outros corsos que a comunidade poderá conferir até março, a estreia contou com 25 cenas, divididas em três quadros: Cucagna ndove se sogna representando a fusão do mundo fantástico atrelado à vida real, onde infelizmente martírios como a fome e os conflitos se fazem presentes; Cucagna andove se magna! representando a concretização dos sonhos; e Cucagna ndove se fà festa representando a alegria da realização da vida em sua completude.

Rainha e princesas abrem espetáculo

Ao contrário de outras edições da Festa, em que o tradicional carro alegórico da Rainha e das princesas encerrava os Desfiles, neste ano o trio chega ao corso logo início da programação, surpreendendo o público. Os responsáveis por anunciarem a chegada da Rainha Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia deCarvalho são os Matazins, máscaras carnavalescas presentes na cultura popular do  Norte da Itália. Gentis, eles conduzem o Desfile com dança e muito prestígio, e antecedem a presença de três das figuras que melhor representam  a Festa Nacional da Uva.
A alegoria que traz a rainha e as princesas à Sinimbu é igualmente um show à parte. Projetado pela arquiteta Roberta Tiburri e desenhado pelo arquiteto Rafael Baumann, com execução da Gnatta Studios, o carro conduz os espectadores a uma terra encantada. Lizandra, Eduarda e Letícia flutuam em meio a grandes flores, bem como borboletas e cogumelos típicos da Serra Gaúcha. 

Tem-se, então, a temática da Cucagna, que remete aos sonhos de um lugar que se concretiza no imaginário. O restante é história, viva e repleta de detalhes, cuidadosamente contados por aqueles que, por meses, preparam a programação da Festa da Uva com carinho para a comunidade caxiense e milhares de turistas. 

CAMINHOS E LUGARES

A 34ª Festa da Uva tem como tema Caminhos e Lugares, que remete ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875. O evento, que marca o início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, contará com inúmeras atrações que exaltam a cultura, a gastronomia e a força da economia local. A expectativa é de um público total estimado em 500 mil pessoas ao longo da programação. 

PROGRAMAÇÃO

Além do Desfile Cênico (com edições nos dias 15, 17, 21, 25 e 28 de fevereiro e 2 de março), a Festa inclui Jogos Coloniais nas comunidades, shows nacionais e regionais de diferentes gêneros musicais, apresentações do espetáculo Som & Luz, espaço para as crianças no Téti na Festa da Uva e os eventos de gastronomia Saguzaço, Polentaço e Uvada da Nona (uvada gigante). Espaços como a Vila das Cervejas, Vila dos Distritos e as feiras agroindustrial e multisetorial – com cerca de 400 expositores -, também podem ser visitados. E, ainda, a grande atração da Festa: a Exposição de Uvas, em espaço em forma de parreiral, com 1.800 cachos de uva somando 600 kg, e a Mostra de Uvas premiadas de Caxias do Sul. Nos dias de festa, cerca de 150 toneladas da fruta serão distribuídas ao público.

O evento se estende até o dia 3 de março, e o público poderá visitar a Festa da Uva de segunda-feira a quinta-feira das 14h às 22h; nas sextas-feiras das 14h às 23h; aos sábados das 10h às 23h e aos domingos, das 10h às 22h.

Informações: Dinâmica Conteúdo Inteligente 
Assessoria de Imprensa Festa Nacional da Uva 2024