E quem não lembra do refrão “Você precisa de alguém que te dê segurança, senão você dança...”? E quando se trata das obrigações empresarias, dança mesmo. E ainda paga multas altíssimas. Isso sem falar nas eventuais indenizações a parceiros e colaboradores.
Atender todas às obrigações legais inerentes ao desenvolvimento de qualquer negócio é tarefa complexa, independentemente do tamanho da sua empresa. Mas é inadmissível a utilização da falta de conhecimento de determinada exigência como defesa, seja na esfera administrativa ou judicial.
Sem falar que a falta de organização, impontualidade no cumprimento das obrigações e descaso no cumprimento da lei abalam a credibilidade de qualquer empresa, reduzindo tanto a perspectiva de bons negócios quanto o aproveitamento de oportunidades pontuais que surgem no mercado.
Percalços legais podem impactar diretamente no resultado financeiro da empresa, ensejando despesas com reparação de danos e multas altíssimas pelo não cumprimento das conformidades envolvidas nas diversas áreas do negócio: contratos com parceiros comerciais, segurança do trabalho, saúde, gestão ambiental, financeira, etc.
Por isso, é preciso ter segurança jurídica para dar credibilidade ao seu negócio, independentemente do seu ramo de atuação e do tamanho da sua empresa.
Mas, afinal, o que é segurança jurídica?
É quando o Direito serve de instrumento de orientação para que o empresário possa praticar seus atos gerenciais/administrativos, realizar seus investimentos e impulsionar estratégias de crescimento sem que seus processos sejam interrompidos de modo abrupto por surpresas.
Segurança jurídica é a previsibilidade e coerência no conhecimento, respeito e aplicação das leis no ambiente empresarial, garantindo aos seus parceiros, clientes e ao próprio fisco um cenário previsível, razoável e estável, dando credibilidade e alavancando oportunidades de melhores negócios.
Assim, a tomada de decisões amparada pela segurança jurídica proporciona melhores relações e ainda melhores oportunidades para seu negócio, além de assegurar um considerável grau de certeza, diante do amplo conhecimento das variáveis que podem interferir naquela situação, bem como das possíveis consequências e do prazo para acontecimento das mesmas. Traduzindo em miúdos: segurança jurídica é a valorização da sua empresa e o viabilizador da prospecção dos melhores negócios do mercado!
Debora De Boni Advogada | OAB 38457 Debora De Boni Firma de Advocacia Dr. Montaury, 2090 | Sala 1003 Panazzolo | Caxias do Sul (54) 3028.8060 | (54) 99951.0561 debora@deboradeboni.com.br deboradeboni.com.br |