Foto: Freepik
POR VEZES, AS COISAS na vida parecem que demoram um pouco mais a acontecer do que que se sonha, que se planejou durante algum tempo ou que, simplesmente, se tornou um objetivo ante os acontecimentos do caminho.
Há dias em que ir dormir é uma missão quase impossível, frente às preocupações e incertezas que se apresentam. Em alguns momentos, a rotina do trabalho, a correria para fazer o mês caber dentro de um orçamento se somam com frustrações de relacionamentos que nem sempre saem da maneira como se imaginou.
Não importa se você tem 22, 33 ou 58 anos, a hora certa vai chegar de uma forma completamente diferente daquela que você achou que seria. E nessa hora você vai saber que o “oi” não vem só como saudação, mas com um sentimento carregado de expectativa. O cheiro do perfume e até o movimento dos cabelos parecem enfeitiçar e fazer o mundo ficar em câmera lenta.
Esses momentos não são tão comuns em uma vida inteira. E, infelizmente, muita gente não consegue perceber quando essa hora acontece. Mas há quem consiga perceber quando o sonho se materializa. E, pode ter certeza, esse alguém saberá valorizar esse momento.
Não é só corpo, porque isso, provavelmente, a vida já lhe entregou em algumas oportunidades. Não é só companhia, porque para isso, amigos e até animais de estimação são capazes de fazer muito bem. É uma coisa de alma, que transcende o entendimento de tudo que já se viveu até então.
Quando a hora certa chega, algumas convicções se tornam tão supérfluas perto de todo o bem que se recebe de volta. Há princípios imutáveis, mas também existe a aceitação de que tudo que a vida ensinou até ali não foi capaz de dar a compreensão para viver esse encantamento. Por vezes, isso gera dúvidas, incertezas e até algumas lágrimas. Mas há tanta coisa boa envolvida, que ultrapassar tais provações passa a ser quase uma obrigação consigo mesmo para seguir vivendo o que parece um sonho, mas é a melhor realidade que a vida pode apresentar para alguém.
Nem sempre a gente sabe a forma certa de falar ou o momento exato de silenciar. Isso também é parte do entendimento de quem está de frente com o maior desafio de sua vida: encarar a construção de uma vida juntos, de aproveitar os momentos bons e saber vencer as situações adversas. Quando a hora certa chega, é possível conhecer um sentimento que é maior que uma emoção, mas a razão de uma vida inteira.
Cielo Terras
pensador