Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Yogaterapia Hormonal, vida mais leve e... | Revista Afrodite

Yogaterapia hormonal, vida mais leve e saudável

Foto: Depositphotos
Foto: Depositphotos

Ondas de calor, secura vaginal, redução da libido e distúrbios do sono são alguns dos sintomas mais comuns do climatério, a fase de transição do período fértil para o não reprodutivo, marcada pela menopausa (última menstruação). Depressão, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, perda de concentração, fadiga, dor de cabeça e nas articulações são outros tantos que também estão associados à redução da produção do estrogênio, o hormônio responsável pela ovulação.
Essa nova realidade da vida feminina tem início, em média, aos 45 anos, e acontece de forma brusca. Sem dar chance ao corpo de se adequar de forma gradual às mudanças, o resultado é o desconforto. Levando-se em consideração que a expectativa de vida das brasileiras é de 79,6 anos e está projetada para 84,2 anos em 2060, pode-se dizer que pelo menos um terço dessas mulheres viverá na pós-menopausa.

Alternativa natural

Passar todo esse tempo com tantos sintomas físicos e psicológicos não poderia ser uma alternativa aceitável. Por isso, atenta às alterações na saúde feminina e constatando os benefícios do yoga em sua própria saúde, a yogaterapeuta Dinah Rodrigues criou a Yogaterapia Hormonal para Mulheres, uma técnica natural, holística e rejuvenescedora, desenvolvida para tratar não apenas os sintomas sofridos pelas mulheres no climatério, mas também as jovens em menopausa precoce e/ou com dificuldade de engravidar, ou seja, os desequilíbrios provocados pelas baixas hormonais nas mais diferentes idades. 
Praticante de yoga desde os 30 anos, aos 63 a paulistana uniu exercícios de yoga dinâmica, pranayamas (respirações) específicos, técnicas energéticas tibetanas para circulação de energia e relaxamento guiado, dando origem ao método que tem ganho cada vez mais adeptas.
 A prática trabalha principalmente com a energia prânica individual, ativando-a e direcionando-a a diversos pontos do corpo, agindo diretamente sobre as glândulas hipófise, tireoide, suprarrenais e ovários. 
Hoje, aos 92 anos, Dinah surpreende pela saúde e disposição, sendo referência para alunas e profissionais da área. Desde 1992, passou a ser requisitada para práticas e cursos em todo o país e internacionalmente. Todos os anos viaja para a Europa e América do Norte para ensinar sua técnica, e seus livros já foram traduzidos para o inglês, alemão e espanhol. A aplicação do método em suas alunas foi registrada ao longo de uma década através de exames de nível hormonal e questionários para avaliar mensalmente a intensidade dos sintomas. 

Benefícios da prática

Pioneira em Caxias do Sul a fazer a formação no método com a própria Dinah Rodrigues, a professora de yoga Lis Caberlon explica que a prática ajuda mulheres a equilibrar sua produção hormonal sem a utilização de medicamentos, se apropriando somente de toda energia que está dentro de cada uma, o que permite passar com mais leveza e saúde o período da menopausa, e vem observando os ótimos resultados em suas alunas.
Entre as mulheres que já estão no climatério, há relatos de sono mais profundo, relaxamento e melhora do desejo sexual. “De maneira geral é perceptível o aumento da vivacidade e da autoestima nas praticantes, que já seriam resultados para comemorar. Mas tenho vários cases positivos, como o de uma aluna jovem que voltou a menstruar após poucas aulas e de outras em menopausa que constataram redução de sintomas como calorões e depressão, além da melhoras na qualidade do sono, entre outras mudanças.” 
Entre as praticantes mais jovens, os benefícios incluem a regulação da menstruação, redução dos sintomas de cólicas e de tensão pré-menstrual (TPM), bem como a normalização dos exames da tireoide e crescimento de novos fios de cabelo.

O método

A yogaterapia hormonal é natural e propõe reativar a produção de hormônios pelo próprio organismo. É uma modalidade de yoga dinâmica, explica Lis, e os resultados são rápidos e diretamente proporcionais à frequência dos exercícios. A indicação é de práticas diárias de meia hora cada. Pode ser feita por mulheres adultas em qualquer fase da vida, como tratamento de sintomas e como método preventivo de doenças decorrentes da baixa hormonal, como osteoporose, colesterol alto e predisposição a problemas cardiovasculares. Também auxilia mulheres com dificuldade para engravidar, com problemas ovarianos, TPM e menopausa precoce.


Apresentado por Lis Caberlon
lis.daniela@hotmail.com
(54) 99695.6100
flisyogahormonal
clispersonalyoga