Muitas vezes as pessoas se encontram cansadas, estressadas, angustiadas, ansiosas, depressivas, sem saber qual direção seguir, precisando encontrar o ponto de equilíbrio e com a necessidade de fazer uma pausa. É exatamente nesse momento que as terapias holísticas podem fazer a diferença. Elas nos convidam a olhar para nosso interior, aprender a fazer perguntas e, o mais importante, silenciar a mente para ouvir as respostas.
Tratamento complementar de saúde, as terapias holísticas registram, a cada ano, uma procura cada vez maior, o que se deve à forma como essas práticas “olham” para o ser humano e seus problemas. Dentro das terapias holísticas, a pessoa é tratada com base nos quatro pilares do ser humano: corpo físico, corpo mental, corpo emocional e corpo espiritual, não podendo cada um deles ser tratado individualmente. No enfoque holístico, a doença do corpo físico é apenas e tão somente o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos.
O tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas busca detectar a origem do mal e tratá-lo, para que assim deixe de existir não só o mal, mas também a causa que o provoca. Oportunizar um hiato na correria do dia a dia é mais do que saudável, é a possibilidade de abrir-se para soluções inteligentes e criativas para as diversas áreas da vida, explica a terapeuta holística Leonilda Helena Scariot Decarli, que está à frente do LS Viver Centro Holística.