A estética está entre as áreas que mais evoluiu dentro da odontologia nos últimos anos e, assim como a ortodontia, tem permitido que muitas pessoas melhorem a beleza do sorriso. A aplicação de lentes de contato dental tem sido o desejo de muitos que sonham com dentes brancos e também corrigir pequenas imperfeições.
Lâminas de porcelana ultrafinas, elas são indicadas para problemas específicos, como dentes com desgastes, lascados ou quebrados, com formato irregular ou alterações de cor. Uma avaliação completa e criteriosa é fundamental antes de se iniciar o tratamento, observa a especialista em endodontia, Daniele Rockembach. “Algumas vezes um dente com alteração de cor pode necessitar de um tratamento de canal previamente”, alerta.
Apesar de a técnica parecer relativamente simples, é preciso ficar atenta para o uso exagerado do recurso. “A grande exposição desse tipo de tratamento nas mídias sociais tem seu lado positivo e negativo. O lado bom é que faz com que a técnica se torne conhecida. Por outro lado, pode criar uma falsa ideia de que todos os sorrisos podem ser resolvidos da mesma maneira e ficar com a aparência igual.”
Daniele chama a atenção para o fato do processo não ser reversível, ou seja, é necessário ter muito cuidado nessa tomada de decisão. “Por isso, faz muita diferença contar com um exame clínico detalhado e planejamento multidisciplinar.” Ferramentas como fotografias de alta resolução, radiografias e a mais moderna técnica de diagnóstico, como o escaneamento intraoral do paciente podem colaborar muito para se obter um ótimo resultado.
É difícil precisar a durabilidade das lentes de contato, mas a literatura aponta uma média de 10 anos. “Uma estimativa que varia bastante, dependendo de hábitos, higiene e manutenção”, salienta a dentista Roberta Bento. Ela lembra que o cuidados necessários aos dentes naturais devem ser considerados também para as lentes.
Os benefícios do Invisalign
• Facilidade de higienização: mais saúde durante o tratamento, pois os aparelhos são removidos para a escovação e o uso de fio dental.
• Sem preocupações com os danos ao aparelho, já que é removido para as refeições.
• Como não tem peças de metal coladas nos dentes ou fios, não há nada que possa quebrar ou machucar a boca.
• As consultas de revisão são realizadas a cada 30 ou 45 dias, de acordo com necessidade. Os aparelhos podem ser trocados em casa, pelo próprio paciente, na data programada.
• Por ser um tratamento com aparelho removível, as chances de ter cárie ou mau hálito se reduzem a praticamente zero, diferente da técnica convencional.
• Praticamente invisível, permite que os dentes sejam alinhados de forma discreta. Dessa forma, só aparecerá o resultado.
Estética e funcionalidade
A melhora estética é apenas um dos importantes benefícios das novidades da ortodontia, que chegam trazendo funcionalidade e bônus extras: menor sofrimento, maior rapidez e praticidade no dia a dia. É o caso do Invisalign, um alinhador ortodôntico quase invisível. Especialista na área, Cláudia Tondo Tissot destaca que o aparelho proporciona uma ortodontia de qualidade com o mínimo de desconforto, maior precisão e previsibilidade, e em muito menos tempo que a maioria dos métodos tradicionais. “É uma alternativa eficiente que dá fim às principais questões que afastam as pessoas do sonho do sorriso perfeito, ou seja, a demora para concluir o tratamento, as dores e os fatores estéticos negativos que podem resultar de opções convencionais.”
O Invisalign possui estrutura maleável e transparente, além disso, é removível, o que permite a higienização correta dos dentes e liberdade para alimentação sem prejudicar o tratamento. Cláudia explica que os alinhadores são substituídos ao longo do tratamento, e o planejamento é realizado através de um sistema de scanner intraoral, como se fosse uma moldagem digital. “Com essa análise é possível realizar diversas simulações de tratamento de acordo com cada caso e melhorar a previsão das movimentações e até mesmo do resultado”, afirma.
A especialista destaca que a ortodontia é indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos, desde que os dentes e as gengivas estejam saudáveis, trazendo saúde bucal e bem-estar geral em todas as idades.