Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Diga adeus ao atchim | Sempre Saudável | Revista Afrodite

A rinite não dá trégua? Diga adeus ao atchim.

Foto DepositPhotos
Foto DepositPhotos

O inverno rigoroso se instalou, trazendo com ele um som muito familiar: atchim!  Quem tem rinite acaba se acostumando com as crises de espirro, além da coceira, lacrimejamento e nariz trancado. Mas calma, tem solução à vista. E ela é bem mais fácil do que pensamos.

Por definição, a rinite é uma inflamação das vias respiratórias que tem como sintomas coriza, coceira, espirros e congestão nasal, e se apresenta em três tipos:

Rinite aguda: pode ser causada por um vírus, como ocorre em um resfriado, por exemplo.

Rinite crônica: essa merece maior atenção na região da Serra, devido à presença de pólens e grande amplitude térmica (a variação de temperatura num mesmo dia é muito grande). Pode ser desencadeada por alergia ou não. Na alérgica, as causas mais comuns são os ácaros, animais, fungos e pólens. Na não alérgica, pode ser causada por elementos que irritam o nariz, como cheiros fortes ou fumaça. A rinite pode ser ainda vasomotora, quando a inflamação é gerada pela mudança drástica de temperatura. 

Rinite mista: quando a aguda e a crônica acontecem juntas.

Melhor prevenir...

Um estudo feito por médicos do Hospital Municipal de Karlsruhe e da Universidade de Colônia (Alemanha) concluiu que lavar o nariz diariamente com a solução salina minimiza as crises de rinite e diminui em cerca de 60% a necessidade de apelar para os remédios mais fortes. “Essa medida é capaz de remover o muco nasal, onde ficam depositados os alérgenos, irritantes nasais e também os vírus e bactérias, o que resulta na redução significativa não só da rinite, mas também de gripes, resfriados e sinusites”, explica Majorie Agnoletto, médica otorrinolaringologista que trabalha com atendimento clínico e cirúrgico.
A especialista lembra também que identificar o que causa a crise, realizando a higiene do ambiente, auxilia a evitar o surgimento do incômodo. “No caso de alergia a ácaros, é importante manter sempre a casa arejada, utilizar capas protetoras nos colchões e travesseiros e evitar o uso de vassouras na limpeza, assim como as roupas e cobertores de lã”, recomenda.


Segundo a otorrinolaringologista, vale usar capas protetoras nos colchões e travesseiros e evitar o uso de roupas e cobertores de lã/Foto: Pexels

...do que remediar

O tratamento pode ir dos antialérgicos e corticoides aos descongestionantes orais e nasais. No entanto, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) adverte: tratam-se de medicamentos que podem causar arritmia ou elevar a pressão arterial. Assim, o melhor é lavar o nariz com o soro fisiológico 0,9% ou água salinizada, sem esquecer de seguir as recomendações do seu médico. E fique atento, fazer a água salinizada em casa, misturando água e sal, pode prejudicar o tratamento, porque as proporções dos ingredientes são bastante delicadas. 

A rinite e outras doenças

Quando agravadas, as crises podem contribuir para o surgimento da sinusite bacteriana. “Toda crise ou quadro gripal que dure mais que 10 dias ou que comece a apresentar piora após o quinto dia é suspeito do problema e deve ser avaliado por um médico”, explica Majorie. Uma boa notícia é que o controle da rinite é capaz de reduzir as crises de asma em pacientes que já tenham essa patologia e, em crianças pequenas, um tratamento adequado pode até mesmo prevenir o surgimento de asma futuramente.

O que diz a medicina chinesa

Claudio Rhein, médico especializado em alergia, com formação em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), defende que a melhor prevenção está na alimentação saudável, priorizando alimentos que alcalinizam (frutas, legumes, cereais integrais) e evitando os que acidificam (açúcar branco, cereais refinados, laticínios). “De acordo com a MTC, a rinite tem relação direta com o fígado. Quando ele está comprometido e a imunidade baixa, o organismo não é capaz de se defender e qualquer substância pode desencadear a rinite”, explica. Segundo ele, verdes amargos (chá de boldo chileno, radicci, espinafre...) e azedos (limão) beneficiam o fígado. Para reforçar a imunidade, ele também recomenda a homeopatia.


A Medicina Tradicional Chinesa defende a alimentação saudável como prevenção da rinite/Foto Maria Tyutina/Pexels

Cuidados especiais no inverno

  • Invista numa boa alimentação, exercícios físicos e boas noites de sono.
  • Faça a lavagem do nariz duas vezes por dia e tome bastante água, porque as baixas temperaturas e o uso de aquecedores tornam o ar seco, o que piora a rinite e favorece os sangramentos nasais.
  • Lave sempre as mãos.
  • Use álcool em gel.
  • Mantenha os ambientes arejados, apesar do frio.