Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Proteste encontra fraude em azeites | Revista Afrodite

Proteste encontra fraude em azeites

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor mais uma vez avaliou a qualidade de vários azeites encontrados nos supermercados – isso é feito desde 2002. No total, 24 produtos passaram por um pente fino.

Desses, seis não se deram nada bem nos testes: Tradição, Figueira da Foz, Torre de Quintela, Pramesa, Lisboa e Beirão. De acordo com a entidade, os cinco primeiros apresentaram problemas graves. Eles foram consideradas fraudados, já que os fiscais detectaram outros óleos vegetais dentro da embalagem, o que é proibido. Para ter ideia, significa que nem poderiam ser considerados azeites.

Vale lembrar que o azeite de oliva verdadeiro vem da azeitona – e só. E o óleo do fruto é abastecido de gordura monoinsaturada, tipo conhecido por dar uma força no controle do colesterol.

Para completar, a Proteste descobriu que as marcas reprovadas por fraude são lampantes. Em resumo, isso quer dizer que não deveriam fazer parte da alimentação humana (a utilização deveria ser industrial).

Um segundo fator pesou na reprovação dos produtos: a análise sensorial mostrou que não são extravirgens. Aliás, foi aí que a marca Beirão – que não cometeu fraude – derrapou.

E a definição de extravirgem ou virgem faz toda a diferença para a saúde – e também para o bolso do consumidor. Para ser considerado extravirgem, o óleo precisa ser obtido na primeira prensa da azeitona, sem uso de calor nem produtos químicos. Por isso, é a versão que mais preserva compostos benéficos à saúde. Não à toa é a opção mais cara.

Devido a uma decisão judicial, a entidade não pôde divulgar os resultados referentes a duas outras marcas. Mas a intenção é que logo mais o consumidor tenha todas as informações da avaliação, que aconteceu em laboratórios internacionais creditados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). As marcas que passaram no testeMarcas de azeite extravirgem que passaram no teste Proteste O-live & Co (foi considerado a melhor opção entre todas) Andorinha Carbonell Filippo Berio Qualitá Cardeal Renata Superiore Cocinero Taeq Borges Gallo La Spañola La Violetera Broto Legal Báltico Serrata Carrefour

Fonte: Saúde é Vital