O médico e mastologista caxiense Ricardo Antônio Boff lançou a obra conjunta "Pocketbook da Mastologia - um guia prático" nas tardes de 30 e 31 de agosto, quinta e sexta-feira, durante o Congresso de Câncer de Mama de Gramado, realizado no Wish Serrano Resort & Convention em Gramado.
O profissional trabalha com diagnóstico e tratamento do câncer de mama há mais de 30 anos e destaca-se se como um dos especialistas que mais publica livros na área da Mastologia no Brasil e na América Latina.
Em sua 13ª obra, Boff contou com a coedição de mais 12 renomados médicos: Viviana Enrica Galimberti, Antonio Luiz Frasson, Alexandre Campos de Carli, Lourenço Sehbe de Carli, Fabrício Palermo Brenelli, Felipe Zanol Sauer, Sabrina K. Ribeiro Fontana, Maria Virginia T. Figueiredo, Betina Vollbrecht, Felipe Zerwes, Andre Borba Reiriz e Guilherme Portela Coelho, além da colaboração de 86 profissionais do Brasil e do exterior. As orelhas do livro foram escritas pelos especialistas Fábio Bagnoli e Francisco Cavalcanti.
A publicação da Editora e Gráfica São Miguel, conta com 1300 páginas subdivididas em 95 capítulos, que abordam desde os aspectos epidemiológicos, até o tratamento complementar e prosseguimento das pacientes. O livro também inclui aspectos da ciência básica, terapias adjuvantes e tratamento cirúrgico.
O principal objetivo da obra, de acordo com Boff, é o de proporcionar atualização de temas na área da Mastologia aos colegas mastologistas, acadêmicos, residentes e demais profissionais da medicina, envolvidos com os cuidados e atenção primária em saúde pública. Com informações científicas concisas e atualizadas, para lidar com casos do dia a dia, a publicação utiliza uma linguagem clara, didática e de cunho prático. A presença de ilustrações auxilia para uma melhor compreensão do conteúdo. Além disso, o formato pocket permite que as pessoas possam carregar o livro.
O médico planeja o lançamento da próxima obra, a reimpressão revisada e atualizada do Compêndio de Mastologia – Abordagem Multidisciplinar, publicada em 2015, em parceria com os médicos Alexandre Campos De Carli, Henrique Brenelli, Fabrício Palermo Brenelli, Lourenço Sehbe De Carli, Felipe Zanol Sauer, André Borba Reiriz, Celso Piccoli Coelho e Guilherme Portela Coelho.