A meditação apresenta vários benefícios para a sua saúde. A prática consiste em esvaziar a mente em silêncio e concentrar a atenção em si mesmo. A meditação proporciona descanso físico e mental, aumenta a capacidade de concentração, equilibra a respiração, melhora a oxigenação e a frequência cardíaca e promove a qualidade do sono. Este exercício também acelera a recuperação pós-operatória, atenua resfriados e enxaquecas e auxilia a digestão alimentar. A nível emocional, proporciona um estado de equilíbrio do ser, aumenta a lucidez e reduz conflitos emocionais internos. Os praticantes de meditação afirmam ainda que possuem uma maior clareza mental, objetividade, paciência e compreensão.
Existem várias formas de meditar e você deve procurar a que funciona melhor para a sua mente.
Meditar, para aqueles que nunca tiveram contato com essa atividade anteriormente, deve se iniciar da seguinte forma:Observe sua respiração Foque sua atenção no ar que entra pelas narinas e procure expirá-lo de forma lenta. Estabeleça um ritmo - inspire por alguns segundos e leve o dobro do tempo para expirar. A respiração meditativa deve ser sempre nasal.Concentre sua atenção em algo Observe o fogo de uma vela acesa ou concentre-se num som, como o barulho de um relógio ou um instrumento musical. Pode ainda focar-se numa forma geométrica como uma mandala ou em um chakra. Outra opção é focar seus pensamentos num mantra.A postura A postura mais popular é a posição de Lótus. Mantenha a coluna reta e as pernas cruzadas. Se necessário, apoie as costas numa parede.
Outra postura possível consiste em sentar-se numa cadeira, com a coluna reta e os pés apoiados no chão. Mantenha os olhos fechados para facilitar a concentração.
Procure ficar confortável nas posturas, mas não ao ponto de poder ficar com sono.O local Qualquer lugar serve para meditar. No entanto, o ideal é ter um local definido para a atividade. Se possível, prefira um local tranquilo, reservado e sem barulho.Tempo A meditação pode ser feita em um minuto apenas. Mais importante do que a duração é a frequência com que se medita. Comece com dois minutos diários e vá aumentando para duas vezes ao dia e sucessivamente.
Determine um horário conveniente para você e seja disciplinado com a hora estipulada. O ideal é associar a meditação a uma atividade rotineira como o acordar ou o final de uma refeição.Dificuldades da meditação A meditação pode apresentar algumas dificuldades. Podem surgir pensamentos, dores, coceira, cansaço ou até aborrecimento. A distração não significa que você está fazendo algo de errado, mas procure não se envolver nos pensamentos ou distrações. Se você não os alimentar, eles desparecem e você poderá voltar ao foco. Se necessário, ajeite a sua postura.
Tente não ver a prática como uma obrigação diária. O momento da meditação é seu, servindo como um exercício para fazer com que você se conecte à sua essência. É uma oportunidade para não ter de pensar ou fazer nada, podendo descartar ali todas as suas preocupações.
Seja paciente consigo mesmo e evite criar grandes expectativas - elas só vão criar tensões e ansiedade em sua mente.