Quem nunca ouviu frases como: "o sorriso é o nosso cartão de visitas”, “um belo sorriso melhora a autoestima” ou “o sorriso é a alma do negócio?” A busca por dentes perfeitos leva cada dia mais pessoas a recorrerem a duas técnicas: lentes de contato dental e facetas de porcelana. O primeiro é um procedimento minucioso e que ganhou fama no Brasil, impulsionado, especialmente, pelas celebridades e popularizadas sob o nome de lentes de contato dentais, cujo nome técnico correto é laminados cerâmicos ultrafinos. Já as facetas são mais espessas e, portanto, necessitam de um maior desgaste prévio dos dentes para sua colocação.
"Em geral, as facetas são indicadas em casos que envolvam dentes com alguma área fraturada ou ausente e/ou alteração de cor (dentes muito escuros). Elas permitem uma mudança maior na tonalidade do dente, alterando radicalmente o sorriso do paciente. Também reestabelecendo a função mastigatória, como em pacientes com desgaste acentuados ou dentes, ligeiramente, mal posicionados.", explica o dentista Prof. Dr. Rogério Marques.
As lentes de contato são semelhantes, mas o desgaste dentário necessário para sua aplicação é mínimos, por isso sua espessura é bem menor. Elas são utilizadas em dentes que já possuem uma cor homogênea, mas que tenham algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados, levemente apinhados, com restaurações ou pequenos desgastes/fraturas das pontas. Como são finas e translúcidas, as lentes de contato transmitem a cor natural do dente, gerando um excelente resultado estético de naturalidade.
Agora que você já sabe as diferenças entre elas marque uma consulta com seu dentista. Ele vai lhe orientar sobre qual o procedimento mais adequado ao seu caso.