Já reparou quanto você se sente mais bonita depois de treinar? E isso nada tem a ver com emagrecimento instantâneo. Na verdade, 30 minutos de exercícios moderados podem alterar o modo como notamos nosso corpo, segundo um estudo da revista Psychology of Sport and Exercise que dividiu mulheres insatisfeitas com a autoimagem: uma parte malhou e a outra leu um livro. Quem suou o top se enxergou mais forte e magra.
“Ao fazer algo por si, você tem uma sensação de capacidade, o que reflete na autoestima e no amor-próprio”, diz a psicóloga especialista em emagrecimento Cintia Seabra, de São Paulo. Se não estiver no mood de malhar, lembre-se de como você fica bem – por dentro e por fora – depois da atividade.
Para passar bem longe de todos esses problemas, escolha fazer uma ceia entre 2 e 3 horas antes de se deitar. “Escolha alimentos que liberem glicose de uma forma gradual, como abacate com cacau em pó, iogurte natural desnatado com chia e uva passa ou banana prata com farelo de aveia e canela”, sugere Daniela Lasman, nutricionista da Bodytech, em São Paulo.
“Esta última refeição do dia não só vai auxiliar no processo de reparação do sono como vai contribuir para o abastecimento dos estoques de glicogênio muscular para o treino da manhã seguinte, evitando o catabolismo durante a atividade física, que é quando o corpo usa massa magra como fonte de energia”, complementa.
A solução: reserve alguns minutos da sua noite para relaxar e meditar para reduzir a ansiedade e a tensão do dia. Assim você acorda novinha em folha e pronta para o que vier pela frente.