Ele dá um sabor especial a muitos alimentos, como carnes, peixes, legumes e até arroz e lentilha, mas suas propriedades ultrapassam as delícias da mesa. Da mesma família do hortelã e do orégano, o tomilho é um grande aliado no combate a gripes e resfriados, tão comuns nesta época do ano, sendo capaz de evitar que as doenças evoluam para outras piores, como a bronquite e a pneumonia, por exemplo. Os benefícios devem-se ao timol, um potente antisséptico presente em sua composição, de acordo com a nutróloga Daniela Kappes. “Além dele, há os flavonoides, que têm ação antioxidante e podem, inclusive, moderar os níveis de neurotransmissores relacionados aos transtornos de humor.”
Como consumir
Com tamanha versatilidade, esse arbusto aromático originário do continente europeu pode ser consumido de diferentes maneiras. Na forma de infusão, mantém todos os benefícios à saúde contidos na planta, por isso é a maneira mais indicada de ingerir o tomilho. Em casos de infecções respiratórias, como sinusites, amigdalites e resfriados, pode-se consumi-lo em conjunto com mel e gengibre. Para infecções fúngicas, a indicação é a utilização em cremes manipulados com o óleo da planta.
Como fazer o chá
Acertar na medida do chá é fundamental para garantir a manutenção das propriedades do tomilho, que precisa ser bem concentrado para se beneficiar ao máximo da erva. Daniela ensina a receita: “Coloque duas colheres de folhas secas para 200ml de água fervente, deixe a mistura repousar por cerca de 30 minutos e beba.” Para fazer um litro: em um recipiente coloque um ramo pequeno da erva seca. Despeje um litro de água fervida por cima e deixe descansar por no mínimo 10 minutos antes de beber. Se quiser adoçar, use mel. Para quem quer ter a planta sempre a mão, é possível conservá-la de duas formas. Na versão fresca, basta mantê-la por alguns dias no refrigerador, guardada em saco plástico. Na versão seca, preserva suas características quando acondicionada em um recipiente sem umidade e ao abrigo da luz.
Outras vantagens
São inúmeras as vantagens de incluir o chá de tomilho na alimentação diária, e o bem que faz ao aparelho respiratório e para quem sofre de depressão e ansiedade, como destaca a especialista, são apenas algumas delas. A erva funciona ainda como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo; como antisséptico e desinfetante, protegendo o organismo de bactérias quando usado externamente; como antitérmico (reduz a febre); e como uma rica fonte de ferro, sendo por isso indicado
para pessoas com anemia.
Contraindicações
Apesar das várias propriedades do tomilho, nem todos podem se beneficiar de suas diferentes formas de apresentação. “Mulheres grávidas e lactantes devem fazer uso somente na culinária, e pacientes que utilizam anticoagulantes devem evitá-lo em fórmulas manipuladas”, alerta a nutróloga.
Fonte: Afrodite 47