Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Por que devemos comer com atenção plena? | Revista Afrodite Atenção ao momento da alimentação traz sensação de bem-estar, melhora na digestão e absorção dos nutrientes

"/>

Coma com atenção plena


Foto: Freepik

Mindful eating é uma técnica de alimentação consciente que exige atenção plena no momento da refeição. Um estilo de vida que engaja todas as partes do ser - o corpo, a mente e o coração -, proporcionando uma experiência única aos proprietários que realizam a prática. Entre os benefícios, estão o aumento da sensação de bem-estar, na melhora na digestão e na absorção dos nutrientes e a identificação de estímulos emocionais.

O objetivo, segundo a nutricionista da Grano Alimentos, Bruna Pavão, é tirar essa ação do piloto automático, que se tornou banalizada com a correria do dia a dia, e trazer a atenção ao que estamos comendo. Assim, podemos ter consciência de assimilar a alimentação saudável de uma forma diferente, muito mais saborosa e prazerosa.

O método tem a ideia de melhorar nossa compreensão com os alimentos. Quando dedicamos a concentração na hora de comer, mastigamos melhor e esse princípio auxilia na absorção eficiente dos nutrientes e colabora com a digestão. Quando todo esse processo ocorre da maneira correta temos uma chance de observar como o nosso organismo reage a cada tipo de alimento. A medida que vamos treinando a nossa mente, também conseguimos diferenciar o tipo de fome, que pode ser fisiológica ou emocional. Todos esses fatores determinam a resolver problemas alimentares, como a compulsão, já que a pessoa passa a sentido melhor a relação entre fome e saciedade.

Para comer com atenção plena é preciso dedicar total concentração ao sabor, textura, cheiros e temperatura de cada alimento. Também é necessário controlar os pensamentos e outros tipos de distrações à mesa, qualquer interferência externa que desvie o foco deve ser evitada. O momento precisa ser desfrutado como uma única experiência, seja sozinho ou na companhia de alguém. Além disso, é preciso ter de mais tempo.

Os benefícios surgem no organismo com o tempo. Aprender a gerenciar o estresse, ansiedade e outros sentimentos que levam a alimentação inadequada é uma etapa que nos locais cada vez mais próximo de obter mais qualidade de vida. Com todas as mudanças que o "novo normal" vem nos reforçando, vale a pena dedicar um tempo para depositarmos nossa atenção no que realmente importa, virar a chave do automático e assumir o controle do nosso corpo, mente, a partir de nossa alimentação.