“Quanto mais amadureço, mais eu quero ensinar. Quanto melhor me desenvolvo, mais quero passar o que sei adiante.” Com essa descrição, o doutor em Implantodontia José Carlos Martins da Rosa traduz a essência de sua vocação de unir prática clínica e docência – que o colocou entre um dos 100 melhores dentistas do mundo; que se estende à atual clínica, fundada há 19 anos, em Caxias do Sul; e que agora se materializa na renovação da infraestrutura voltada à qualificação profissional por meio do ensino.
No dia 18 de abril, a Rosa Odontologia inaugurou seu novo Centro de Treinamento. Além de remodelar as instalações anteriores, onde já se realizavam cursos, palestras e treinamentos, o complexo agora agrupa todas as estruturas do estabelecimento direcionadas à pesquisa, oferta e realização de atividades teóricas e práticas de aperfeiçoamento em Odontologia. As formações são proporcionadas pela Rosa Educação, braço educacional do empreendimento.
“Depois de mais de 10 anos rodando o mundo para ministrar aos colegas, chegou o momento de trazer os melhores profissionais para ensinar e para aprender aqui, em um espaço de excelência que se equivale ao que encontramos em alguns dos mais de 40 países que percorremos nesse período”, destaca o Dr. José Carlos (sem contabilizar as nações alcançadas em aulas on-line durante a pandemia).
Praticar e ensinar
O tour internacional da última década – que envolveu estar à frente de capacitações em algumas das melhores academias do mundo, como as universidades de Oxford (Reino Unido) e as norte-americanas de Harvard, de Nova York (NYU), da Califórnia (UCLA), entre tantas outras – foi consequência de uma trajetória movida pela mentalidade de transmitir conhecimento que o dentista trouxe, ao longo de sua trajetória, junto com o anseio de proporcionar qualidade de vida por meio da reabilitação dentária.
Com 33 anos de atuação na área e radicado em Caxias do Sul há 30, o Dr. José Carlos logo alcançou reconhecimento entre os pares pela habilidade diferenciada em implantodontia, o que geraria os primeiros convites para assumir cursos técnicos e práticos a outros profissionais. A instalação da atual sede da clínica, em 2006, ampliou o posicionamento do empreendimento e do profissional na área do ensino, tendo o dentista também coordenado diversas pós-graduações em universidades brasileiras, somando 25 anos de docência.
Conquista internacional
Mas o grande salto se daria a partir de 2009, quando a experiência clínica e acadêmica resultaram na criação da Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI), procedimento cirúrgico inédito na Odontologia mundial (saiba mais abaixo). O primeiro artigo daria base para o primeiro livro, publicado no ano seguinte (hoje atualizado e disponível em português, espanhol, inglês e mandarim). A conquista do reconhecimento internacional deu-se em 2013, com a primeira publicação de artigo científico na Europa. Daí seguiram-se vários outros, além de citações em trabalhos da comunidade científica do Velho Continente, dos EUA e do Brasil. E os inúmeros convites para o ensino do método mundo afora.
“Considero uma bênção ter tido a oportunidade de desenvolver algo que não existia, o que é raro no meio da Odontologia. Por isso logo surgiu a necessidade dos colegas de aprender a técnica, o que cresceu mundialmente ao ponto de hoje estarmos promovendo a renovação do nosso Centro de Treinamento”, detalha o Dr. José Carlos. “Nosso papel hoje é ensinar. O objetivo é chegar no paciente, e os dentistas são o meio para isso”, considera.
Autoestima e gratificação
Entre os benefícios da RDI para o paciente, em relação a outros procedimentos de implantodontia, estão o custo menor, o resultado melhor e com maior previsibilidade e o menor tempo e facilidade de reprodução do tratamento. “O grande diferencial é como a técnica simplifica o trabalho do dentista. Hoje temos segurança em afirmar que esta é a melhor metodologia no mundo para uma substituição dentária”, assegura Dr. José Carlos.
Se a síntese vocacional une clínica e ensino e se expressa em eventos grandiosos pelo mundo e na implementação de um centro de excelência para a transmissão do conhecimento, o significado de toda essa jornada se revela quase singelo ao odontólogo/professor/empreendedor: “A melhor coisa para mim, como dentista, é fazer um implante. A reabilitação dentária promove autoestima, melhora a vida do paciente. E, quando o paciente reconhece isso, é a gratificação maior”.
Centro de Treinamento agrupa estruturas de ensino e pesquisa
A Rosa Educação foi impulsionada pela RDI, mas não se limita a ela. Ao contrário, a proposta institucional é levar a qualidade da formação principal para outros cursos de excelência, com profissionais de referência no mundo em todas as áreas da Odontologia.
Para isso, o novo Centro de Treinamento ganhou bancadas para aulas teórico-práticas, com capacidade para 32 pessoas, e conta com um consultório para procedimentos demonstrativos, que também são transmitidos para o auditório em uma tela de 180 polegadas. Todos os alunos, em todos os cursos, receberão tablets utilizados como plataformas de ensino, para recebimento dos conteúdos e interação com as atividades.
Além das salas de pesquisa e administrativas, o espaço é completado por área de convivência e salas de apoio, totalizando 350 metros quadrados, estando preparado para receber cursos, palestras e confraternizações de grupos de estudo e de pesquisa. Ao todo, o conjunto da Rosa Odontologia soma 1.100 metros quadrados.
Curso inaugural traz 10º dentista mais influente do Reino Unido
De acordo com a proposta de trazer para Caxias do Sul os maiores especialistas mundiais no segmento, o novo Centro de Treinamento da Rosa Educação será inaugurado com a presença do 10º dentista mais influente do Reino Unido, segundo a Dentistry Magazine.
Referência internacional na técnica de planejamento e comunicação interdisciplinar Digital Smile Design (DSD), o Dr. Christian Coachman ministra, na segunda, 18 de abril, o DSD DAY. Com carga de oito horas, a imersão é voltada ao planejamento e aperfeiçoamento de carreira na Odontologia, que tem se renovado por meio da implementação de estratégias de sistemas tecnológicos e da odontologia emocional.
O Digital Smile Design permite a expansão dos tratamentos do oral para o orofacial, evoluindo o processo do planejamento e a organização do trabalho clínico a partir de simulações 3D e de um completo fluxo de trabalho digital. O público-alvo são cirurgiões-dentistas, especialistas e protéticos. As vagas estão esgotadas.
Fonte Dinâmica Conteúdo Inteligente