Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
As cápsulas que cuidam da nossa saúde | Revista Afrodite

As cápsulas que cuidam da nossa saúde

Foto Pexels
Foto Pexels

Sintoma da vida moderna, a correria do dia a dia interfere na saúde, principalmente da mulher. Com essa rotina intensa, é praticamente impossível suprir todas as necessidades de vitaminas e minerais do organismo. O resultado é o déficit de nutrientes e, por isso, vemos uma aposta crescente em vitaminas, nutracêuticos e nutricosméticos, tanto pela sua eficiência quanto pela praticidade, como destaca a nutricionista ortomolecular, Clarisse Zanette: “Uma cápsula ao dia e está feito: parte dos nutrientes que nosso organismo exige foi ingerido.” Mas é preciso muita atenção, alerta a especialista, pois a cápsula jamais deve substituir uma refeição equilibrada.

Nutricosméticos

A indústria farmacêutica vem criando e investindo em cápsulas de saúde e “beleza”, ou nutricosméticas, que proporcionam doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências causadoras de envelhecimento precoce, rugas, manchas na pele, unhas quebradiças, queda de cabelo, flacidez, celulite, excesso de peso, entre outros problemas estéticos. “O principal objetivo é nutrir o corpo de dentro para fora”, afirma Clarisse, que indica alguns nutrientes fundamentais para a saúde da mulher. 

Não podem faltar

Vitamina C: poderoso antioxidante, é conhecido por ajudar a proteger a pele e promover a produção de colágeno. A dosagem indicada de vitamina C ao dia equivale a duas unidades de laranja.

Óleo de peixe (Ômega 3): é um tipo de gordura boa e vital para o funcionamento eficaz de todas as células do corpo, incluindo as da pele. Esse tipo de ácido não é produzido pelo corpo e, por isso, precisa ser consumido por meio da dieta ou com uso de suplementação. A dosagem indicada é uma grama de Ômega 3 ao dia, ou o consumo de peixes, linhaça dourada e chia.

Vitamina D: é produzida pelo corpo na presença da luz solar. Muito importante para absorção de cálcio, evita o risco de osteoporose, reduz a ameaça de esclerose múltipla, artrite, câncer e ajuda a normalizar a pressão arterial. A exposição de 10 a 15 minutos ao sol é o suficiente para adquirir vitamina D, além do consumo de peixes, leite e ovos.

Vitamina B12: auxilia no combate à depressão, previne doenças cardíacas, perda de memória e anemia. A falta dessa vitamina causa irritabilidade, depressão e inchaço na boca e na língua. Alimentos que contêm a B12 são queijos, ovos, peixes, carnes, leite e iogurte.

Não use para sempre

As contraindicações são poucas, mas existem. Gestantes e lactantes não devem consumir nada sem antes ouvir seu médico. É importante consultar um nutricionista antes de fazer uso de qualquer suplemento, para evitar o risco de sobrecarregar o organismo com o uso inadequado de nutriente. E lembre-se: não use por mais de 30 dias a mesma suplementação.


Fonte Afrodite