Com as baixas temperaturas, o metabolismo trabalha mais rápido para manter o corpo aquecido e, devido à perda energética, sentimos mais fome. No inverno, acabamos optando por alimentos mais gordurosos, como chocolate quente, e hambúrgueres, que, por mais que tragam conforto e calor para o corpo, são ricos em gorduras "ruins". A farinha refinada e os açúcares em geral podem favorecer o aumento do consumo alimentar.
E nesse período, tendemos a descuidar da alimentação e dos exercícios físicos. Acontece que, como o organismo fica mais acelerado, é o melhor momento para praticar atividades físicas e continuar fortalecendo o corpo.
De acordo com a nutróloga Dra. Cristiane Coelho, o importante no inverno é, além de saber distribuir adequadamente as refeições ao longo do dia, se manter saciado. "Quando estamos satisfeitos não exageramos. Isto não significa que precisamos comer demais. Basta escolher quais os melhores alimentos que vão ajudar nesse sentido, o que também ajudará muito no processo de emagrecimento", afirma.
Os alimentos que mais promovem a saciedade, são aqueles que contem fibras e gorduras de "boa qualidade", como a do abacate. Segundo a Dra. Cristiane, as melhores opções estão entre os carboidratos integrais (pães, massas, arroz, quinoa), as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas), as sementes como chia e linhaça (principalmente quando hidratadas) e as proteínas em geral.
Para tornar a refeição ainda mais atrativa, a doutura dá a dica de combinar esses alimentos à uma receita, preparando um Shake proteico de banana com morangos: Proteína vegetal + Leite de castanhas + morangos congelados + banana + 1 colher (sopa) de sementes de chia hidratada.