Mais saúde, disposição e um estilo de vida equilibrado vem se tornando uma das principais buscas das pessoas no mundo todo. E a prevenção de doenças crônicas encabeça o motivo desse comportamento, já que, segundo pesquisas, são elas as principais causas de morte e incapacitação. Aliadas nessa caminhada, as terapias alternativas estão fundamentadas na harmonia do dia a dia para melhorar a vida de forma integral e entendem a alimentação como protagonista desse processo, tanto que é a base de tratamento nas medicinas orientais, como a indiana e chinesa. “Ou seja, comer está diretamente relacionado a um estilo de vida mais saudável”, observa a nutricionista holística Fátima Biasoli.
“Que o alimento seja teu remédio, e o remédio seja teu alimento.” A especialista cita Hipócrates, médico e filósofo grego, para explicar a visão holística para o tratamento de enfermidades, que não se resume apenas à comida propriamente dita, mas tem relação a tudo com o que nos alimentamos: o tipo de programa que assistimos, as conversas das quais participamos, o ambiente que frequentamos e, principalmente, os pensamentos nutridos internamente. Tudo, segundo Fátima, tem ligação com a nossa saúde plena. “Uma terapia alternativa, holística, trabalha com a premissa de que a responsabilidade pela nossa saúde está inteiramente em nossas mãos e são nossas escolhas que irão garantir ou não o equilíbrio pleno em nossa vida.” Por isso é bom ficar de olho em todos os hábitos.
COMO VOCÊ SE ALIMENTA?
Você se alimenta com culpa? Sente que a comida é um peso para você? Como é sua relação com o que ingere? Esses e muitos outros questionamentos são abordados nas terapias que trabalham com alimentação
e não somente com alimentos. A nutricionista também destaca a importância de se considerar a característica energética do que será consumido, levando-se sempre em conta se ele irá contribuir para o equilíbrio ou não do corpo.
Ela explica que tanto a medicina chinesa quanto a indiana, Ayurveda, trabalham com o princípio de elementos da natureza. A Naturopatia, ou medicina natural, que também utiliza alimentação como meio de tratamento, considera a natureza elementar do alimento e as ervas utilizadas para seu preparo.
TERAPIAS COM BASE NA ALIMENTAÇÃO AYURVEDA
Um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, a Ayurveda, que em sânscrito significa ciência da vida, foi desenvolvida na Índia, há cerca de 7 mil anos. Cada vez mais divulgado no Ocidente (no Brasil se popularizou a partir dos anos 1980), esse conhecimento milenar de saúde propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional. Para isso, se utiliza dos seis sabores fundamentais para a composição de um prato saudável:
Para a harmonia da refeição são necessárias pequenas quantidades dos amargos, picantes e adstringentes, o que torna a composição dos seis sabores bastante fácil para incluir o método no dia a dia.
MEDICINA CHINESA
Na medicina chinesa, a maioria dos problemas de saúde não vem de agentes externos, mas de desequilíbrios internos, que podem ser corrigidos com a mudança de hábitos, como boa alimentação, prática de exercícios, autoconhecimento e espiritualidade. A nutrição é elaborada a partir dos cinco sentidos, que têm relação com os cinco elementos da prática: madeira (fígado), fogo (coração), terra (baço), metal (pulmões) e água (rins). A natureza de cada alimento irá favorecer o equilíbrio do órgão correspondente.
“Podemos observar a qualidade de nossos órgãos internos através de sintomas”, acrescenta Fátima, já que eles têm relação com os sentidos e também com o sabor do alimento ingerido. Outra maneira de identificar problemas é através dos sentimentos, que estarão em desequilíbrio caso o órgão específico esteja com carência energética:
FOCO NA PREVENÇÃO
No conceito das terapias alternativas, o primeiro passo para a prevenção de doenças e melhor tratamento é sempre a auto-observação. A nutricionista alerta para o fato de que todas as pessoas têm indícios diários de como anda seu sistema interno, qual a melhor forma de se cuidar e o que é melhor comer. “Basta prestar atenção para entender o que está faltando ou há em excesso e dar ao corpo o que ele precisa de forma equilibrada.”
Todas as medicinas alternativas que trabalham com foco na alimentação têm também como base o autoconhecimento, pois é a partir dele que o perfil de cada um será analisado e a estratégia de abordagem terapêutica será desenhada. “Somos únicos, e nosso corpo deve ser respeitado como tal, com a rotina e a alimentação ideal para cada indivíduo”, resume.
Apresentado por
Espaço Fátima Biasoli - Nutrição e Terapias
Emilio Ribas, 993, Caxias do Sul
(54) 99179.1712 | Face e Instagram @fcfatimabiasoli