Foto: Freepik
A preparação do casal para a gravidez, é tão importante quanto a própria gestação. Ter uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e consumir suplementos vitamínicos diariamente é essencial para a mulher, assim como para o homem que precisa manter a qualidade dos espermatozóides. Estudos internacionais indicam que tentantes que fazem o uso de suplementos, vitaminas e minerais, tem sua fertilidade estimulada o que aumenta as chances de engravidar. Uma pesquisa da Famivita mostra que as mulheres brasileiras carecem dessas informações.
O ácido fólico também tem um papel importante para uma gestação saudável. A ginecologista e obstetra Dra. Silvia Sepulvida confirma sua importância para prevenção de doenças no tubo neural do bebê, pois ele ajuda a fechar o tubo e garantir a formação neurológica do bebê.
A pesquisa demonstrou que, apesar de o ácido fólico ajudar a prevenir alguns problemas de saúde como doenças cardíacas, anemia e Alzheimer, metade das mulheres desconhece a necessidade de usá-lo antes da gravidez. Já após a gravidez, 77% das mulheres conhece a necessidade do seu uso. Na alimentação, outro fator muito importante, somente 13% das mulheres consideram sua alimentação muito saudável e 17% a de seus parceiros. Também é interessante notar que somente 1 em cada 16 parceiros suplementou a alimentação durante as tentativas.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração pelos casais é a qualidade dos espermatozoides, porém, 4 em casa 7 mulheres ignora a importância do consumo dos nutrientes essenciais para a qualidade dos espermatozoides. Além disso, entre as mulheres, apenas 1 em cada 4 ingere suplementos vitamínicos diariamente.
A pesquisa também mostrou que dentre todos os estados Brasileiros, o Paraná, Distrito Federal, Acre e Rio Grande do Norte possuem o maior número de mulheres que tomam ou tomaram vitaminas para lhes ajudar a engravidar. Já Rondônia é o estado com maior número de mulheres que toma vitaminas na gravidez, 87%. São Paulo, Tocantins e Roraima demonstram números positivos em comparação com os outros estados, quando se trata da conscientização dos parceiros quanto ao consumo de vitaminas que ajudam na qualidade dos espermatozoides.
A conscientização sobre suplementação, qualidade de vida e alimentação saudável, antes e durante a gravidez é necessária e importante, tendo em vista que 61% das brasileiras não tomam vitaminas nas tentativas de engravidar, e 19% nem na gravidez. De todas as mulheres entrevistadas, somente 38% estava tentando engravidar a menos de 3 meses. Já o restante, estava há mais de 3 meses, período esse que se estende até 24 meses. Esses dados demonstram a importância da suplementação vitamínica antes da gravidez. A conscientização da sua necessidade na pré-concepção, aumenta a fertilidade e pode fazer com que as tentantes reduzam o prazo de espera pelo tão sonhado positivo.
Fonte: https://issuu.com/guiadafarmacia/docs/guia305