Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Queimou a pele do sol? O segredo é babosa | Revista Afrodite

Queimou a pele do sol? O segredo é babosa

Foto Kara Muse
Foto Kara Muse

Você já deve ter lido no rótulo do seu pós-sol preferido: contém aloe vera, e não é por acaso. Conhecida no mundo dos cosméticos por essas duas palavrinhas, a babosa não só é fonte de antioxidantes e vitaminas como tem o poder de acelerar a cura da pele após a ação intensa dos raios ultravioleta (UV), por meio dos seus efeitos calmante, antitérmico e anti-inflamatório. Tudo graças aos compostos presentes no interior das folhas. É ali que se encontra o gel da babosa, responsável pela refrescância e hidratação imediatas.

Origem

Nativa das Ilhas Canárias, sul da Europa e norte da África, dizem as lendas que a babosa era o segredo de beleza da rainha do Nilo, Cleópatra. Hoje você mesma pode cultivar a planta facilmente em casa, e essa é outra das vantagens desse remédio natural. Vendida em feiras, pode ser plantada em vasos ou no jardim de casa, sob sol abundante. Perfeita para o verão, que é justamente a época em que as queimaduras solares ocorrem com mais frequência.

Como usar

Passou o dia debaixo do sol, ficou vermelha e sentiu que só de deitar na cama a pele vai arder? Anote aí: retire a casca da folha e raspe para obter somente o gel transparente. Feito isso, é só espalhar sobre as regiões queimadas pelo menos duas vezes ao dia. Deixe agir o máximo que conseguir, depois, se quiser enxaguar, faça-o só com água fria.

Cuidados

Além de ser uma forte aliada na hidratação da pele (e do cabelo!), a babosa aparece em muitas receitinhas que recomendam também sua ingestão. Mas fique atenta, se para uso tópico não existem contraindicações, quando se trata de ingerir a aloe vera, a história é bem diferente. Algumas espécies são tóxicas, e a Anvisa proíbe alimentos que a incluam. Se decidir experimentar um suco caseiro, fique de olho, apenas a espécie Aloe vera barbadensis  é segura para consumo. E mais um detalhe: devemos usar somente o gel, pois é na casca que estão os elementos potencialmente tóxicos.