Há quem só corte o cabelo em determinada Lua, faça depilação em outra ou cuide da pele e das unhas numa terceira... ou quarta fase do astro! A ciência trata como crendice, mas áreas como a Astrologia têm se dedicado a buscar explicações para a relação do satélite natural da Terra com o corpo humano que muitos afirmam existir.
Tudo começou com os agricultores que organizavam os ciclos de plantio e colheita de acordo com as fases lunares. O hábito acabou se transformando na crença de que o satélite poderia influenciar também no cabelo. Foi baseado nesse costume que o cabeleireiro argelino Djélani Maachi, famoso na França, testou os efeitos da Lua em suas clientes e até hoje estende o expediente em determinado dia para atender quem deseja madeixas mais longas.
OS ASTROS E A CIÊNCIA
Mito ou verdade, a Astrologia considera a importância da Lua, assim como do Sol, no humor e no comportamento humano. Se não há comprovação científica do fenômeno, também não foram constatados danos com a prática, como observa a nutricionista Fátima Biasoli, que estuda Astrologia. Aliás, ela afirma que a não validação científica não significa que não exista relação.“Nunca houve alguém que realmente levasse o tema a sério para comprová-lo. A Lua interfere no planeta como um todo, a prova mais visível são os movimentos das marés, e quem garante que é a única interferência, que não existam outras?”, reflete.
Entre tradições, ciência e astrologia, é fato é que comer bem ajuda a manter a cabeleira e todo o corpo saudável. “Uma alimentação equilibrada e rica em proteínas e gorduras boas, com aporte de vitaminas e minerais, promove a manutenção do equilíbrio hormonal. As unhas e cabelos crescem fortes e bonitos como consequência, assim como a pele fica mais viçosa”, garante Fátima. Mas não custa dar uma mãozinha para os astros, certo?
Veja também:
UMA LUA PARA CHAMAR DE SUA
Num âmbito mais específico, Fátima afirma que vale prestar atenção em si mesma. “Qual fase será melhor para o efeito desejado? Isso depende da sua Lua de nascimento.” Ou seja, observe a fase vigente no dia em que você nasceu - vários sites ajudam nisso. Uma pessoa que nasceu na Lua Minguante pode notar mais crescimento com as Luas Nova e Crescente, por exemplo. “Eu nasci na Crescente, então o crescimento das minhas unhas e cabelos já é rápido e, por isso, não altera com as fases lunares. Minha sugestão é você perceber as mudanças no seu corpo e acompanhar a Lua. Assim descobrirá um padrão só seu.”
Depositphotos
AS INTERFERÊNCIAS MAIS OBSERVADAS
CHEIA
MINGUANTE
NOVA
CRESCENTE
Fontes: Fátima Biasoli e Fátima Gomes, especialista em Astrologia