Foto: Freepik
Para se manterem saudáveis, macias e com uma boa aparência, as mãos também precisam de cuidados. Não diferentemente do rosto, elas estão constantemente expostas e sofrem com os efeitos dos raios ultravioletas e dos mais diversos produtos químicos. O resultado do descuido é visível: manchas na pele, que podem aparecer a partir dos 30 anos. Mais tarde, depois dos 40 anos, as mãos começam a perder gordura e água, resultando em veias e tendões mais aparentes e pele ressecada.
Existem vários novos tratamentos que melhoram o aspecto dessa parte do corpo, ajudando a disfarçar e suavizar as marcas do tempo. Contudo, a melhor maneira de manter as mãos jovens é a prevenção.
Usar e reaplicar o protetor solar é fundamental, além do uso constante de hidratantes. Dependendo do grau de envelhecimento das mãos e da perda de volume, é necessário fazer uma combinação de tratamentos que, quando iniciada precocemente, em torno dos 40 anos, os resultados são mais rápidos e com a necessidade de um número menor de procedimentos. Confira alguns tratamentos disponíveis na Clínica Felipe Meletti.
:: Preenchimento com Radiesse (hidroxiapatita de cálcio): indicado para pacientes que tiveram perda de gordura na região do dorso das mãos, levando a uma aparência “descarnada”. Com efeito imediato, o preenchimento tira o aspecto de mão envelhecida, diminuindo a depressão da região e disfarçando veias e ossos aparentes. O aumento de volume também melhora a flacidez das mãos.
:: Skinboosters: método que utiliza substâncias injetáveis à base de ácido hialurônico, com o objetivo de hidratação. O procedimento não aumenta o volume e nem preenche sulcos, mas devolve o brilho, a maciez e a hidratação da pele, além de suavizar linhas finas. Ideal para melhorar o aspecto “craquelado” e dessecado das mãos.
:: Peelings químicos: procedimento realizado a partir da aplicação de produtos químicos na pele que estimulam a renovação celular, melhoram a textura da pele e eliminam o pigmento melânico. Método muito eficaz para tratamento de manchas e lesões pré malignas causadas pela exposição solar.
:: Luz intensa pulsada: método em que um aparelho gera uma energia que é convertida em feixes de luz com efeitos específicos sobre as camadas da pele. É utilizado para combater manchas senis, uma vez que a luz tem afinidade pelo pigmento e destrói o mesmo.
Dr. Felipe Augusto Meletti
Cremers 26251