Células mortas acumuladas ou poros obstruídos formam uma barreira que impede a absorção integral de ingredientes ativos. Em outras palavras, de nada adianta investir em produtos de tratamento sofisticados se você não dá a devida atenção aos cuidados básicos com sua pele – a higiene.
“Quando está limpa, a pele consegue exercer bem todas as suas funções, como oxigenação e renovação celular, essenciais para um aspecto saudável”, diz a dermatologista Valéria Campos, de São Paulo. Além disso, os produtos aplicados agem em potência máxima. Para que a rotina facial diária seja eficaz, é preciso, antes de tudo, saber identificar o seu tipo de pele. Embora cada pessoa tenha maior propensão a um determinado padrão (oleoso, com acne, misto ou seco), estamos o tempo todo sob influência de fatores, internos e externos, capazes de alterar essa condição.
Desequilíbrios hormonais, medicamentos, stress e alimentação, assim como hábitos ligados ao estilo de vida, sol, poluição ou o uso equivocado de cosméticos (ou a própria falta de limpeza) são alguns exemplos. Portanto, esteja sempre atenta aos sinais e às atuais necessidades do seu rosto para escolher os produtos certos.
Dedique esse tempo também à aplicação de máscaras purificantes, com a de argila, capazes de desobstruir os poros, controla a oleosidade e evitar a proliferação de bactérias. Finalize com água revitalizante – sua pele agradece!
Comece com um demaquilante livre de óleo, como a água micelar. Depois lave com um sabonete líquido desincrustante, capaz de desobstruir os poros, com ativos como os ácidos salicílico e glicólico. Complete a limpeza com um tônico adstringente e esfolie (duas vezes por semana) com produtos suaves.
O uso de hidratantes não apenas não piora a oleosidade da pele como ajuda a controlá-la. Prefira versões bem fluidas ou em gel, com ativos seborreguladores (como o gluconato de zinco). Já a acneica pode precisar de fórmulas anti-inflamatórias, de ação bactericida. Consulte seu médico.