Por ser a estação de transição entre o verão e o inverno, o outono é caracterizado por redução gradativa das temperaturas e fortes dos ventos, além da baixa na umidade do ar. Nessa temporada do ano, a pele perde hidratação natural e se torna mais seca, os lábios apresentam mais fragilidade e o aspecto rachado. O dermatologista Gilvan Alves ensina como manter a pele saudável nesta época.
“É importante não lavar o rosto com água muito quente, já que pode ressecar ainda mais a pele. Isso acontece pois as barreiras protetoras naturais são retiradas com a alta temperatura”, explica o médico. O uso diário de hidratantes e filtros protetores solares, de preferência com fatores acima de 30, é fundamental. Mesmo sem sede, é recomendado beber bastante água durante o dia.
Durante esta estação é normal sentir um ressecamento nos lábios, que ficam com aspecto craquelado. “As pessoas não devem esquecer de hidratar esta área com protetores específicos, que protegem dos raios solares e evitam as rachaduras e ressecamentos”, ressalta.
A pele do corpo deve ser tratada de forma correta: banhos não muito quentes e de no máximo 10 minutos, com sabonetes que não ressequem a pele. Segundo Gilvan Alves, também não é recomendável esfregar o corpo com esponjas ou buchas durante o banho. Terminando, utilizar hidratantes corporais de acordo com o tipo de pele é a recomendação do dermatologista.
“Nada de se esquecer de mãos e pés, que devem ser hidratados e protegidos, sobretudo as mãos com protetores solares, pois ficam mais expostas”, finalizou o dermatologista Gilvan Alves.Procedimentos estéticos Vale lembrar que nesta estação alguns procedimentos devem ser feitos apenas se orientados por um especialista. Como é o caso de peelings e esfoliações. Caso os procedimentos sejam realizados sem indicação, podem acelerar o ressecamento da pele do rosto e causar outros problemas indesejados.