Problema estético bastante comum, as olheiras podem se tornar frequentes e gerar descontentamento em quem não consegue se livrar delas. Uma das causas mais conhecidas para o agravamento dessas manchas, que são na maioria das vezes arroxeadas ou azuladas, é o cansaço. Mas há outras causas não tão fáceis de ser resolvidas com uma boa noite de sono.
Para ajudar a amenizá-las, destacamos algumas opções. Confira!
Hidrate a região diariamente. Cremes clareadores, com colágeno ou antioxidante, são as melhores opções nesse caso. Uma boa dica na hora de aplicar os cremes é massagear a região com movimentos leves, como uma drenagem. Isso vai desobstruir os vasos sanguíneos e melhorar o aspecto das olheiras. A médica-chefe da rede Pró-Corpo Estética Avançada, Dra. Adriana Benito, acrescenta que os antioxidantes ajudam também na prevenção do envelhecimento da pele.
Uma solução já bastante comum e prática para o problema é a compressa de camomila, que ajuda a drenar a região dos olhos, ameniza a concentração de sangue e pode melhorar a tonalidade escura da região.
Procedimentos estéticos são a melhor opção para quem quer uma solução duradoura para o problema das olheiras. O preenchimento, quando bem indicado, eleva a pele e corrige as depressões das olheiras, melhorando também a cor escurecida da região.
“O procedimento é simples, rápido, a recuperação é relativamente rápida e os resultados são naturais”, completa Dra. Adriana.
Luz Pulsada é um método de emissão de luz que distribui energia no local e progressivamenteameniza o aspecto das olheiras, já que atuará na pigmentação escurecida da região. Já a Carboxiterapia atua por meio da introdução de gás carbônico na camada inferior à derme, aumentando a oxigenação local e melhorando a circulação da região.
"Além de tratar as olheiras, esses procedimentos também favorecem a produção de colágeno sem agredir o organismo", comenta Dra. Adriana.
A partir de uma alimentação saudável, também é possível ver uma melhora das olheiras em longo prazo. Não exagere no sal, que já é conhecido por causar inchaço no corpo e isso afeta inclusive as pálpebras, deixando-as mais volumosas. Já o açúcar interfere na absorção do colágeno, que é um grande auxiliador quando o assunto é a diminuição das olheiras e deve ser evitado.
Uma dica é investir na vitamina K, que tem propriedades que ajudam na circulação sanguínea. Alimentos como brócolis e espinafre são ricos na vitamina e devem estar presentes na sua dieta.
Quando consumimos bebidas alcoólicas, nosso corpo fica desidratado. A tendência do organismo é de reter líquidos e, como já citado, isso pode aumentar o aspecto de inchaço nas bolsas dos olhos. Já as substâncias tóxicas do cigarro promovem amá circulação sanguínea, além dos outros já conhecidos malefícios do tabagismo.
Os exercícios físicos são recomendados para quase tudo. Eles auxiliam na melhoria das funções cardiovasculares do corpo, melhorando a circulação e, por consequência, as olheiras. Além disso, a prática regular de esportes ou outras atividades ajuda na liberação de hormônios que melhoram o sono.
Se elas ainda persistirem, a cobertura com corretivo é uma maneira de suavizar a aparência escura das olheiras. Os cosméticos em creme são melhores para a cobertura da região. A dica é aplicar com a maquiagem comum para o seu tom de pele um corretivo verde ou amarelo, pois eles disfarçam melhor a tonalidade escura das olheiras.