Um batom pode ser pequeno em tamanho, mas embala grande significado - um significado além do que sugere um nome ou uma embalagem bonita.
No sentido mais literal, o batom fornece um tônico confiável em tempos difíceis. Para pacientes com câncer, muitas vezes serve como um símbolo - mesmo que pequeno - de saúde e vitalidade. "O batom ajuda a restaurar um sentido normal de autoconfiança que o paciente pode perder durante tratamentos de câncer", diz Bobbie Rimel, ginecologista e oncologista no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles.
O mesmoefeito benéfico pode ser visto em outras mulheres que passaram por mudanças de seus corpos; Em seu recente estudo da relação entre as mulheres e a maquiagem, Madeleine Ogilvie, professora associada de negócios da UniversidadeEdith Cowan em Perth, na Austrália, descobriu que o batom ajudou mães a se reconectar com sua feminilidade.
"Se elas estavam se sentindo pouco sexuais e gloriosas em seu novo papel de mãe, usar seu batom foi quase como voltar para sua antiga identidade", explica ela.
Além destas circunstâncias físicas e emocionais mais extremas, o batom fornece uma dose diária de Cromoterapia - tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções. Em uma enquete feita pela Casa Branca, através de seu Twitter, 80% dos entrevistados notificou que o batom certo pode afetar positivamente o seu humor.
As formas nas quais diferentes matizes eliciam respostas emocionais específicas é bem documentada. Nudes e neutros canalizam calor e calma; vermelhos simbolizam o poder; brilhos, como laranja ou fúcsia, transmitem ousadia; e qualquer variação do tom ameixa é associado com sendo refinado e profissional, diz Victoria Fraser, diretora de comunicação científica e beleza do consumidor na CoverGirl, que conduziu a pesquisa sobre as percepções das mulheres conforme a cor dos batons que usam.
Na pesquisa do Ogilvie, os entrevistados estavam encantados aplicando batom da maneira que acham que deve ser feito, a prática, na maioria das vezes, refletindo memórias de uma profunda relação: entre uma mulher e sua mãe. "A associação que as pessoas normalmente fazem com a maneira que assistiam a mãe passar batom é verdadeiramente único" diz Poppy King, fundadora da linha Lipstick Queen. Qualquer que seja tom que você escolhe - aquele que faz com que você se senta mais confiante, mais alegre, mais você mesmo – a consequência é sempre rejuvenescedora. Pode não haver outra maneira visível de refletir quem você é, ou quem você quer ser, outra que a cor que você escolhe para pintar os lábios.