Recentemente, a cantoraAlicia Keys decidiu parar de usar maquiagem para esconder suas imperfeições. “Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para serem magras, ou sensuais, desejáveis ou perfeitas”, escreveu em carta aberta. “Agora eu estou mais forte, poderosa, livre, e honestamente boa”, complementou.
Cumprindo a sua promessa, a cantora atravessou o tapete vermelho do BET Awards, premiação que homenageia os negros do entretenimento norte-americano, com o rosto completamente livre de make. A atitude tem tudo a ver com os novos tempos, que pedem por mais diversidade, representatividade e o fim dos padrões irreais.
Se assim como ela, você sente vontade de abandonar a base, corretivo e pó, é interessante adotar algumas medidas para recuperar a pele do uso excessivo desses produtos durante muitos anos. ”É importante fazer um tratamento orientado por um médico com uso de antioxidantes. O especialista poderá, também, prescrever um ácido para uso à noite”, diz o dermatologista André Braz. “Será importante clarear a derme por meio do uso de despigmentantes, por isso é necessário que a paciente tenha orientação de um profissional especializado.”
Sobre os cuidados gerais, Braz ressalta a importância da limpeza diária com produtos específicos para cada tipo pele: “Para dermes normais, sugiro sabonete em gel. Para as oleosas, prefiro sabonetes mais detergentes, em gel ou barra. Caso a pele seja mais ressecada, é importante o uso de uma loção de limpeza. Pela manhã é necessário sempre usar um hidratante e protetor solar. No inverno, recomendamos ácidos à noite que deixam a pele mais fina.”
Um dos maiores apelos da maquiagem é a promessa de uma pele uniforme, livre de manchas como as das olheiras. “Há cremes despigmentantes específicos para a área dos olhos. Indico, também, o peeling específico para olheiras, combinado com tratamentos de lasers”, diz o médico sobre a região dos olhos. “Lembrando que noites de sono ruim levam à maior incidência de mancha”, completa.