Praia, sol, mar e... inchaço. Comuns durante as altas temperaturas, pernas e pés inchados estão relacionados à retenção de líquidos e, para os sedentários de plantão, à falta de exercícios físicos. No entanto, pequenas mudanças de hábito no calor podem colaborar (e muito) para a redução do inchaço. Abaixo você confere esclarece o assunto e confere dicas da Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
1. Beber bastante líquido, como água e a água de coco, que ajudam a estimular as trocas de líquidos no corpo e também a eliminar as toxinas, diminuindo o edema; uma boa dica para hidratação é a ingestão de sucos naturais. Nesse ponto, é importante que se evite as bebidas alcoólicas!
3. O consumo de sal deve ser diminuídono verão, pois contribui para a retenção de líquido.
4. Equilíbrio nutricionalé a palavra-chave, evitando abusos principalmente. Alimentos leves e refeições balanceadas, conjuntamente à ingestão de frutas como a banana e legumes como brócolis, que colaboram para o inchaço por conter potássio e auxiliam na eliminação dos líquidos.
5. Os alimentos diuréticos também são aliados, principalmente kiwi, alface, melancia, melão, capim-cidreira, salsinha, alcachofra, água de coco e pera.
6. Massagem ou drenagem linfáticas podem sim diminuir o inchaço, pois elas auxiliam o retorno venoso. A perna fica mais leve, diminui a dor e até a sensação de perna cansada.
7. Mexa-se: não fique por muito tempo sentado. Isso prejudica o retorno venoso. No trabalho, sempre movimente os pés.
8. Cosméticos com ativos drenantesauxiliam no estímulo da microcirculação e ajudam a aliviar os sintomas incômodos do inchaço. O ideal é a aplicação junto a uma massagemno local.