O acúmulo de líquidos pode ser descrito como a sensação de peso nos membros inferiores (ossos do quadril, coxa, perna e pé), inchaço nos olhos e dificuldade de movimentos nos dedos das mãos, além de dificuldade de urinar e intestino preso. De acordo com diversas nutricionistas, o acúmulo de líquido pode ser provocado por questões diferentes: funcionais, nutricionais e desequilíbrio hormonal, assim como doenças severas como alterações renais, inflamatórias ou cardiovasculares. Entenda:
O drink acompanhado de embutidos, frituras e molhos prontos (em happy hour ou churrasco de turma) é pior ainda, de acordo com a nutricionista dra.Vânia Assaly, doInstituto de Prevenção Personalizada. “A combinação de álcool com gorduras saturadas aumenta os mecanismos de inflamação no corpo, gerando maior inchaço”, explica.
Dietas ricas em carboidratos refinados também são os grandes vilões. “Açúcares em excesso podem alterar a proporção dos hormônios e trazer um cenário de maior acúmulo de líquidos”, acrescenta a nutricionista dra. Rachel Faria. Em resumo, evite misturar sal, açúcar, farinha, conservantes, gordura saturada hidrogenada, corantes e álcool. Além de frituras e embutidos, alguns alimentos que podem provocar desconforto são leguminosos (feijões, lentinha e grão de bico), alho e cebola em grandes quantidades, pães e massas em geral, além de alimentos que contenham lactose (queijos, leites e iogurtes), repolho, adoçantes artificiais, pimentão, brócolis, couve flor, bebidas adoçadas artificialmente e refrigerantes.
Lembrando que comida japonesa traz uma grande sobrecarga de sódio do shoyu e de calorias do peixe e açúcar do arroz, diz a nutricionista dra. Ana Maria Droghetti,também doInstituto de Prevenção Personalizada.Alimentos e bebidas que diminuem o efeito do inchaço Mas, nem tudo está perdido! Nada como uma boa água para eliminar o inchaço de uma refeição mal balanceada. “Após o consumo de água, pode até existir a retenção, mas depois de equilibrar os eletrólitos e hormônios temos um bom resultado”, explica Vânia. O consumo de couve, frutas e farinha de uva também diminuem o inchaço, completa Rachel.