Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Crossfut: Treino sem grande impacto | Revista Afrodite

Crossfut: Treino sem grande impacto

Divulgação
Divulgação

Foto: Divulgação

Esta nova modalidade esportiva tem ganhado cada dia mais adeptos e admiradores. Para quem busca uma atividade com menor impacto, a cardiopediatra e médica do esporte infantil do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, indica este esporte. “Muitos benefícios chamam a atenção neste treino: trabalha a coordenação, não tem grande impacto, define o corpo, é ao ar livre e ainda pode ser indicado para pessoas de todas as idades”, explica. Diferentemente do crossfit, que é baseado em treinamentos militares e de alto impacto, o crossfut se inspirou no treino de futebol e exercícios funcionais de força muscular.

Em uma aula de cerca de uma hora, por exemplo, são realizados exercícios de resistência com deslocamentos curtos, que estimulam a capacidade motora. Além de elementos como escadas, corda naval – as mesmas usadas em embarcações - e o TRX – equipamento para treino de suspensão podendo ser preso em árvores, por exemplo. A especialista reforça que outro ponto positivo desta atividade física é o emagrecimento. A modalidade busca aumentar a frequência cardíaca basal (em repouso) e o condicionamento físico geral, tendo como resultado imediato a elevação do gasto calórico e a perda de peso. Silvana Vertematti destaca também a prática do exercício em grupos. “Isso privilegia a troca de experiências, motivação e autoconfiança, além de fugir da proposta de academia, em que as pessoas treinam individualmente”, avalia a médica. A médica ressalta ainda que o fato do crossfut ser realizado ao ar livre é outro grande diferencial da modalidade. “A prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor, trazendo sensação de felicidade e calma no pós-exercício. Além disso, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de doenças, como diabetes e hipertensão”.

Fonte: TREE COMUNICAÇÃO