Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Drenagem linfática: corpo são, corpo lindo | Revista Afrodite

Corpo são, corpo lindo

Foto: Depositphotos
Foto: Depositphotos

Corpo mais saudável e também mais bonito, quem não quer? Pois esses são os benefícios a quem aposta na drenagem linfática. A técnica elimina o inchaço, desintoxica o organismo, ativa o sistema imunológico e, como se fosse pouco, ainda auxilia no combate à celulite e às gordurinhas localizadas, além de ajudar a relaxar. A massagem consiste em estimular o sistema linfático, uma complexa rede de vasos que transportam fluidos pelo corpo, a trabalhar de forma mais acelerada e, consequentemente, a eliminar de forma mais rápida líquidos e toxinas do organismo.

A drenagem

A linfa é o líquido que circula no sistema linfático. Rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismos, células mortas e sanguíneas, pode também carregar bactérias e toxinas. A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, estimulando o transporte dos nutrientes pelo corpo e a saída das toxinas. Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada. Mas a massagem não emagrece por si só. Ela ajuda a reduzir medidas por atuar sobre o inchaço e eliminar toxinas, o emagrecimento efetivo vem da adoção de hábitos saudáveis, ou seja, alimentação correta e exercícios. 

As sessões

A massagem pode ser aplicada com aparelhos, mas segundo estudiosos não é tão eficiente quanto a manual, já que neste caso o profissional consegue perceber as áreas de maior necessidade. É importante lembrar também que os resultados não irão aparecer logo na primeira vez, é preciso  regularidade para sentir os efeitos. Se você optar pela automassagem, pode repeti-la todos os dias. Se preferir um profissional, pode fazer de uma a três sessões por semana.

Os cuidados

A técnica é contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem ir para o sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Bem como para pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada, ou que estejam usando remédios específicos para o tratamento com quimioterapia. Com exceção das grávidas (que precisam aval médico e uma técnica diferenciada), não é necessária prescrição médica, mas é recomendado consultar um dermatologista para verificar se a
técnica está indicada e irá funcionar.

O jeito certo

Para que seja eficiente, a drenagem deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido dos gânglios linfáticos: virilha, axila, pescoço, abaixo da mandíbula e do queixo, atrás das orelhas e na parte posterior da cabeça são áreas comuns onde podemos senti-los através da palpação. Assim, cada região do corpo pede movimentos diferentes. A técnica aplicada por profissionais especializados, como fisioterapeutas e massoterapeutas, são as mais eficientes, mas também é possível se beneficiar com uma massagem em casa, seguindo algumas orientações (revistaafrodite.com.br). Importante observar que a massagem não pode deixar hematomas no corpo, se acontecer, algum vaso sanguíneo foi rompido.


Fonte: Afrodite 45