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Contratar um coach para emagrecer? | Revista Afrodite

Contratar um coach para emagrecer?

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Você já ouviu falar em coaching de emagrecimento? Esse é um nicho em franca ascensão no Brasil e no mundo, pois cada vez mais pessoas estão aderindo aos serviços desse profissional, inclusive celebridades. Seja para reduzir medidas ou melhorar a saúde, a ajuda de um profissional faz toda a diferença para atingir a perda de peso desejada. No entanto, como a profissão de coach ainda não tem regulamentação específica, é necessário redobrar a cautela na hora de contratar um profissional da área, sob o risco de não obter os resultados esperados, ou até mesmo causar danos à saúde. Segundo a nutricionista e coach Gladia Bernardi, criadora do método “Emagrecimento Consciente”, experiências malsucedidas com dietas comprometem a autoestima e podem reduzir a eficiência dos métodos tradicionais. “Nesses casos, o trabalho do coach torna-se ainda mais fundamental. Mas é preciso se certificar do método utilizado e da experiência do profissional”, explica ela, que é associada ao Health Coaching International Institute, escola pioneira em coaching voltada a profissionais da área da saúde. Gladia lista o que é preciso observar na hora escolher um programa de coaching de emagrecimento:

Aparências enganam

Para a especialista, é importante não se nortear apenas pela aparência do coach, mas avaliar sua formação, experiência e casos bem-sucedidos. Além disso, é necessário que exista confiança e empatia mútuas, já que é preciso que o coach (profissional) e o coachee (cliente) estabeleçam uma parceria. “A primeira medida para a seleção de um coach é buscar referências de seu trabalho. Procure por relatos de pessoas que já fizeram o programa, e descubra quais foram os resultados atingidos”, ensina Gladia. Segundo ela, também é fundamental perguntar ao profissional onde ele se formou e quanto tempo tem de experiência nesse mercado.

Coaching não é apenas dieta e exercícios

Muita gente ainda acredita que o emagrecimento depende somente das calorias consumidas e do gasto energético no dia a dia. Tirando os problemas hormonais, equilibrar essa equação à primeira vista parece bem simples. No entanto, por que tantas pessoas continuam a engordar? “Uma prescrição de alimentação personalizada não garante que alguém siga o tratamento e obtenha resultados, é necessário trabalhar na raiz do problema para que aconteça uma mudança real”, diz Gladia. Por isso, ela defende que o caminho mais eficiente é a mudança de postura frente à alimentação. “Além do cardápio alimentar e dos treinos físicos, a ‘chave’ para o emagrecimento está na mente. É nisso que o coach deve focar”.

Mudança de pensamento

Para Gladia, transformar o cérebro é outro passo essencial para adotar um novo comportamento. “A obesidade é uma doença que começa na mente. Portanto, é responsabilidade do coach de emagrecimento fazer com que o paciente mude sua forma de pensar, para readaptar o comportamento”, afirma. Segundo a especialista, as pessoas são afetadas em sua autoestima a cada experiência de emagrecimento malsucedida. “Se eu não ajudar o meu cliente a criar uma nova realidade e um novo pensamento, dificilmente ele terá resultados permanentes”, explica Gladia.

Efeitos duradouros

As pessoas precisam fundamentar o emagrecimento em uma base sólida, ou poderá se tornar “vítima” do efeito sanfona. Para ela, o maior responsável pela volta do ganho de peso é o próprio profissional, e não o cliente atendido. “As orientações devem servir para que o cliente adquira as habilidades necessárias para continuar no caminho correto. Para que isso se prolongue, o cliente precisa reformular a sua relação com a comida. O coach, por sua vez, não pode apenas prescrever dieta e exercício físicos. É preciso avaliar o cliente como um todo, o trabalho do coach é mais profundo e vai além disso”, explica.

Atendimento personalizado

Não se iluda: A tecnologia ajuda muito na comunicação, mas, nem por isso, substitui uma boa conversa em “carne e osso”. Por mais que canais como o WhatsApp, Facebook e similares ajudem o profissional, é preciso ter uma relação personalizada e próxima com o cliente. “Se você quer mudar de vida para sempre, é preciso de fato compreender as dificuldades e a realidade do paciente. Isso só é possível através de uma comunicação mais próxima e pensada exclusivamente para aquela pessoa”, pondera Gladia. “Dessa forma, o cliente percebe o comprometimento do coach com o processo de emagrecimento, o que faz com que o compromisso do coachee aumente, e sua motivação ganha um incentivo extra”, finaliza.

Fonte: Ortolani Comunicação

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