O cirurgião plástico e presidente do Departamento Médico de Cirurgia Plástica de Caxias do Sul, Maurício Carvalho, foi um dos selecionados para participar do 1º The Art of Lipo Definion, que ocorreu no último fim de semana, em Porto Alegre (RS). O simpósio científico teve painéis, aulas e demonstração ao vivo de técnicas de lipoaspiração de definição com grandes nomes da área médica nacional e internacional, entre eles o renomado cirurgião plástico colombiano Alfredo Hoyos, criador da Lipo HD (high definition HD). Em 2019, Dr. Maurício Carvalho participou de um treinamento com Hoyos, em São Paulo, onde aprendeu o método que tem sido difundido mundialmente, e, de forma pioneira, trouxe a técnica da Lipo HD para a Serra Gaúcha. O Brasil é o país com o maior número de cirurgias plásticas no mundo.
O cirurgião plástico explica que o procedimento criado em 2012 não substitui a abdominoplastia, já que não causa o emagrecimento. A técnica é indicada para modelar e definir o corpo, em áreas como o abdômen, braços, flancos, coxas e glúteos, e eliminar as gorduras localizadas do paciente. “A Lipo HD é recomendada para quem tem um certo tônus muscular, mas que deseja deixar mais evidentes as marcações e alcançar a aparência de hipertrofia, e para aqueles que já estão próximos do seu peso ideal, mas ainda têm muitas gorduras localizadas. O resultado proporcionará uma aparência natural e bonita, de um corpo mais musculoso, atlético e saudável”, explica o especialista, que realiza cerca de 10 a 15 cirurgias por mês com a técnica de Lipo HD.
Referência em cirurgias de contorno corporal no Rio Grande do Sul, Dr. Maurício Carvalho conta que entre as novidades apresentadas no 1º The Art of Lipo Definion estão os novos conceitos de gerenciamento da equipe de cirurgia plástica, com enfoque multiprofissional junto a fisioterapeutas e enfermeiras, para a otimização de todas as etapas do procedimento cirúrgico. Também foram abordados os novos protocolos de pré-operatório para a melhora global das condições do paciente e, consequentemente, o aprimoramento dos resultados. Ainda de acordo com o especialista, na imersão foram apresentadas as últimas novidades de contorno corporal no mundo. “Durante o simpósio se reforçou muito a naturalidade da Lipo HD como alternativa na busca por um corpo sarado e musculoso, tendo como premissa o aspecto saudável. O procedimento é uma possibilidade para que o paciente não use medicações anabolizantes, e assim não sofra com todos os seus efeitos prejudiciais à saúde”, conta Dr. Maurício.
Maurício Carvalho e Alfredo Hoyos, cirurgião plástico colombiano criador da Lipo HD | Foto acervo pessoal
Maurício Carvalho é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especializado em Cirurgia Plástica pelo Hospital Naval Marcílio Dias, do Rio de Janeiro. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Desde 2014, o médico também preside o Departamento de Cirurgia Plástica de Caxias do Sul.
Cirurgia plástica associada à tecnologia Bodytite
De acordo com Dr. Maurício Carvalho, ainda no 1º The Art of Lipo Definion, um dos enfoques foi a associação de cirurgia plásticas de alta definição corporal com equipamentos tecnológicos como o inovador BodyTite. “O congresso foi uma consagração do BodyTite, com resultados incríveis. Considerada a melhor do mundo, esta tecnologia estimula o colágeno e trata a flacidez, especialmente, dos braços, barriga, pernas e facial”, destaca o cirurgião plástico. O BodyTite é considerado um dos mais inovadores aparelhos e está à disposição no consultório do especialista, em Caxias do Sul.
Brasil lidera o ranking em cirurgias plásticas
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é o país com o maior número de cirurgias plásticas no mundo, superando os Estados Unidos e o México. Por ano, são realizados, aproximadamente, 1,5 milhão de procedimentos. Ainda de acordo com a SBCP, entre as intervenções mais procuradas estão o implante mamário, seguido da lipoaspiração e da abdominoplastia.
Fonte MCom Comunicação