A parafina é um óleo mineral muito utilizado em produtos cosméticos como hidratantes, shampoos e condicionadores. Com a função de estabilizar a fórmula, a substância confere rendimento e melhor deslizamento aos produtos. Porém, ela comprometer a saúde dos cabelos e da pele.
Jackeline Alecrim, especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia, explica que a parafina pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia. Além disso, a absorção de nutrientes e outros ativos presentes nas formulações de tratamentos capilares fica comprometida.
“É um produto derivado do petróleo altamente emoliente e com custo muito baixo para as indústrias. Os petrolatos não têm poder hidratante, trazendo apenas a sensação de maciez e suavidade a curto prazo”, alerta a especialista.
Com a preocupação em torno do uso ou não da parafina, diversas marcas já investem em fórmulas sem a substância e apostam no óleo vegetal, que além de mais seguro, ainda traz benefícios para a pele e cabelos.
Quem quer evitar o uso de produtos com a parafina deve ficar muito atenta aos rótulos. Outra opção, é investir nos produtos comumente utilizados para as técnicas de no e low poo, que são livres não só de parafina, como de outros petrolatos que podem comprometer a saúde dos cabelos.