Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Desequilíbrio emocional é o vilão | Revista Afrodite

Desequilíbrio emocional é o vilão

São grandes as chances de você, que vive correndo de lá para cá, andar reclamando que seus cabelos estão caindo. Apesar de alimentação inadequada, poluição, fatores genéticos e distúrbios hormonais serem alguns dos responsáveis por agravar a queda dos fios, questões relacionadas ao estresse pioram e aceleram o quadro. A relação entre o lado emocional e o problema capilar está intimamente ligada ao estilo de vida que levamos hoje.

"Nos anos 70, a maior queixa do sexo feminino no meu consultório era de cunho estético, como pontas duplas e fios quebradiços e sem brilho. Agora, 95% das pacientes que me procuram buscam solucionar problemas no couro cabeludo e de queda - quando não os dois juntos", relata Glenn Lyons, tricologista e diretor da clínica Philip Kingsley em Londres, marca britânica especializada no assunto. Há dez anos, estudiosos americanos e alemães se debruçam na ligação entre estresse e perda de cabelo. Existem novidades neste campo - e elas são alarmantes. Quando estamos ansiosas e nos excedemos emocionalmente, o sistema nervoso envia sinais químicos que são liberados na raiz do cabelo, o que faz com que haja uma pausa no crescimento. Em seguida, é liberado pelo corpo o cortisol, hormônio do estresse, que também diminui o ciclo natural dos fios.

"Mas a maior surpresa é a recente descoberta de que o próprio folículo capilar é capaz de produzir cortisol dentro dele, criando assim uma autoinibição do crescimento", relata Ademir C. Leite Júnior, dermatologista e presidente da Academia Brasileira de Tricologia. Isso significa que o estresse faz com que o próprio cabelo se boicote. "O problema é crônico, duradouro e só acaba quando houver administração do estresse e forem feitos tratamentos que ativem as células que fabricam a fibra capilar", garante Leite Júnior. "Em 90% dos casos, o quadro é reversível", garante Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para baixar os estímulos que provocam excitação emocional, o especialista sugere incluir na rotina momentos de lazer e exercícios físicos como ioga, meditação, alongamento e pilates. A alimentação também é aliada.

"Consumir gengibre, ginseng, chá-verde e cúrcuma diminui a atividade do estresse na pele", recomenda Leite Júnior. Para estimular as células capilares, existe atualmente um vasto universo de tratamentos, que vão de aplicação de lasers a injeções de nutrientes no couro.

Pensando em oferecer mais apoio para quem sofre com quedas e falhas de cabelos e problemas como descamação no couro, o Spa Dios, salão expert em cuidados da área, inaugurou no fim do ano passado um novo espaço em São Paulo, dentro da Horaios Estética, do dermatologista e tricologista Alberto Cordeiro. Quem marca uma consulta é submetido a uma tricoscopia com um aparelho que aumenta em 40 vezes o tamanho das estruturas capilares.

Dependendo do diagnóstico, o médico indica infiltração no couro de nutrientes com fatores de crescimento que estimulam o bulbo a produzir novos fios, como D-pantenol e melissa e finasterida e minoxidil, remédios conhecidos para o tratamento da queda. Sessões de laser Fotona, que trata a queda de forma não invasiva, também são outra possibilidade. Para finalizar o processo, o paciente faz no Dios limpeza e reposição de aminoácidos no couro e luz de quartzo, aparelho que reduz a queda e fortalece o cabelo.

Paralelamente, desembarcaram recentemente no Brasil linhas internacionais com approach holístico e fórmulas botânicas. É o caso da francesa Phyto, que aposta nos extratos das plantas no tratamento dos cabelos.

"Uma série de estudos prova que a administração de produtos fortalecedores dos fios e bloqueadores de queda, juntamente com medidas médicas, realmente funcionam", afirma Letícia Roselli, diretora de educação da label  no Brasil. A maior inovação fica por conta da linha Phytolium, composta por xampu e sérum, que tem na fórmula células botânicas semelhantes às células tronco que estão envolvidas no ciclo do desenvolvimento do folículo capilar.

Já a Philip Kingsley, que tinha como paciente Audrey Hepburn nos anos 70, criou uma coleção dedicada à queda, a Thricology, que demorou sete anos para ser desenvolvida. São necessários três passos (proteína em spray, tônico e suplemento vitamínico) no tratamento para o crescimento de cabelos novos e a melhora da espessura dos fios. O uso é diário e geralmente as primeiras mudanças são percebidas depois de três meses. A Thricology chega ao Brasil no segundo semestre. E, acima de tudo, relaxe!

Fonte: VOGUE