Com a chegada das temperaturas mais altas do ano, algunscuidados com o corpo são fundamentais, como a pele, por exemplo, por meio do uso de protetores contra os raios solares. Outra região que merece atenção especial é o cabelo, que também sofre bastante neste período.
A instrutora do Curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze, Áurea Moreno, ensina cinco dicas para cuidar das madeixas durante esse período.
Petrolatos são, como o próprio nome sugere, derivados do petróleo e tem como função amaciar o cabelo, fazendo com que seja mais fácil para penteá-lo e cuidá-lo posteriormente. Já o surfactante é o elemento com a função de remover as impurezas do cabelo.
"O problema é que ele é muito agressivo e somado às condições climáticas desfavoráveis do período, podem fazer com que o cabelo fique ressecado e sem brilho", explica Áurea ao comentar que as pessoas acreditam que quanto mais espuma o shampoo fizer, melhor. "Na verdade isso é uma falsa sensação de limpeza."
Segundo Áurea, ele é o responsável por fazer o cabelo ficar menos rebelde, amaciando os fios e deixando-o com uma aparência mais natural. "Uma das diferenças entre o leave-in e os cremes de pentear é que ele tem menos silicone."
Em tempo: por conta do clima, deve-se procurar um que tenha filtro solar, pois a exposição continua a luz prejudica a saúde dos fios.
"O suor acaba sendo mais um problema nessas horas e no Verão o calor faz as pessoas suarem mais, o que acumula mais gordura que o normal na cabeça." Sendo assim, o detox é necessário para fazer uma purificação completa do couro cabeludo. "Pode-se fazê-lo uma vez por mês", orienta a profissional.
De acordo com a profissional, é importante envolver no processo um cabeleireiro, afinal ele conhece o cabelo da cliente e tem a capacidade de fazer indicações certas e dar dicas de acordo com as peculiaridades dos seus fios. "Essas dicas são dadas de forma geral, já que os cabelos são diferentes uns dos outros."