O verão 2017 não está perceptível nas apenas altas temperaturas, mas também no cabelo das mulheres. De acordo com o cabeleireiro carioca Rudi Wener, a temporada deve trazer cortes típicos da estação, com muito movimento e luz aos fios – mesmo para as morenas.
Wener indica que corte no estilo bob (antes chamado de chanel) e os fios compridos e perfilados farão sucesso nesses meses de sol intenso. Em relação à cor, o destaque vai para os tons que emolduram naturalmente o rosto da mulher e o deixam iluminado, como o mel e o caramelo. Os fios louros e longos – à la Gisele Bündchen – nunca saem de moda e são a cara do verão. "Esse corte valoriza a mulher, pois os cabelos são a moldura do rosto. Então, os fios compridos dão charme ao visual", diz o cabeleireiro.
Já, para a especialista Julianne Farias, a tendência é adotar uma liberdade capilar, pois tudo está permitido, de cabelões a cortes curtinhos, loiros, acobreados, com ou sem mechas. Para ela, a nova tendência vai exigir conhecimento técnico e criatividade do profissional para interpretar e dar estilo às mulheres. "Elas estão cada vez mais exigentes e cheias de personalidade", afirma. Seja desfiado ou mais inteiro, o cabelo só precisa de um corte perfeito, com ou sem franja, liso ou ondulado. A forma, a geometria do corte tem que ser precisa e com exatidão, com movimentos que o tornem versáteis. E a grande aposta para o próximo verão são as técnicas de corte Curves e Halos e Undercut.
O Undercut feminino se refere ao estilo de corte que raspa parte das madeixas. A moda era muito presente nos anos 1990, voltou com tudo em 2016 e promete ser a sensação do próximo ano. Aliás, antigamente o corte era usado para diminuir o volume da cabeleira, mas hoje nada mais é que personalidade.
Já oCurves e Halos são técnicas geométricas que se fundem à arte. São inovadoras, mas ainda não se popularizou no país. A ‘Curves’ compreende em dar movimento aos fios através do volume. “É um corte em linhas curvas. Desfio com tesoura, mas a técnica não deixa o cabelo ralo. Ideal para aquele ar glamouroso”, diz a especialista. Já a ‘Halo’ são cortes em linhas áureas, circulares. Depende da divisão do corte. “Halo muda o resultado, é ideal para quem quer tirar mais volume dos fios, mas sem deixar o corte simples”.
Agora, para completar a mudança, que tal investir na coloração capilar? A moda está sendo bem amiga de quem prefere algo mais discreto, porém, elegante. É a hora e a vez dos tons minimalistas, das inúmeras variações de nudes e da delicadeza dos marrons, de acordo com o hair stylist Jades Sales. “Os marrons intensos, meio metálicos, explorados nas técnicas de contorno, vão invadir a cabeça das antenadas na próxima estação. As cores já estavam em destaque, mas em 2017 chegam com tudo”, afirma o especialista. Aliás, os platinados e as mechas saem de cena e dão lugar às “Mechas selfie” em que a parte da frente da cabeleira é mais iluminada, deixando a raiz mais natural.